Duas derrotas seguidas e o sinal de alerta foi ligado. Após perder para América/MG e Botafogo/SP, o Santos entra em campo esta noite em busca da reabilitação no Campeonato Brasileiro da Série B. O Peixe tem uma verdadeira pedreira pela frente. Encara o Novorizontino, às 21h, no Estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte, pela nona rodada.
O técnico Fábio Carille não poderá contar com o lateral JP Chermont, que se apresentou à Seleção Brasileira Sub-20. A equipe brasileira passará por um período de treinos, na Granja Comary, de olho no Sul-Americano da categoria que será realizado em janeiro de 2005, no Peru.
Além de JP Chermont, outros dois jogadores do Santos foram convocados: o zagueiro Jair e o lateral-esquerdo Souza.
JP Chermont não será o único desfalque do Santos. Carille não contará com o goleiro João Paulo, fora após romper o tendão de Aquiles, e os atacantes Guilherme e Julio Furch, lesionados e vetados pelo departamento médico.
Para o seu lugar, Hayner deve ser o escolhido, como ocorreu durante o duelo contra o Botafogo. Por outro lado, o volante João Schmidt treinou com bola e mostrou estar recuperado de um entorse no tornozelo direito. O retorno do jogador era esperado contra o próprio Botafogo, mas Carille resolveu preservar o atleta. A tendência é que retome a titularidade no lugar de Rincón.
Um reforço importante para o duelo é o atacante Pedrinho, que está fora de combate desde o jogo contra o Guarani, em 7 de maio. Ele parou por um tempo para tratar de uma pubalgia e conseguir atuar sem dor na sequência da Série B. Agora, recuperado, fica à disposição de Carille.
Após sofrer a segunda derrota consecutiva na Série B e ser vaiado pelos torcedores presentes no estádio do Café, o Santos aparece com 15 pontos, ainda dentro do G-4.
Neste ano, Santos e Novorizontino se enfrentaram pelo Campeonato Paulista. O Tigre venceu por 2 a 1, em plena Vila Belmiro. O time do interior foi um dos únicos a derrotar o Peixe no Paulistão e o único a triunfar sobre o clube na Vila Belmiro no ano.
Ao todo, foram dez partidas do Peixe na Vila Belmiro em 2024, sendo sete pelo Paulistão e outros três jogos pelo Brasileiro. Foram oito vitórias, um empate (com classificação nos pênaltis) e apenas uma derrota. No estadual, foram cinco triunfos, o empate e um derrota. Já no Brasileirão, três conquistas.
O Novorizontino é o 11º colocado e soma 11 pontos. Na última rodada, o time comandado por Eduardo Baptista empatou sem gols com o Brusque, em Santa Catarina.
Fora das quatro linhas, o Santos avalia a possibilidade de fazer uma proposta para contratar o goleiro Hugo Souza, que pertence ao Flamengo e está emprestado ao Chaves, de Portugal.
Formado no clube da Gávea, Hugo, de 25 anos, está emprestado até o fim deste mês com opção de compra. Na temporada europeia, disputou 27 partidas, sofreu 54 gols e foi rebaixado com o Chaves para a segunda divisão local. A princípio, o clube português não teria o interesse em exercer seu direito de compra. O contrato de Hugo com o Flamengo é válido até o fim de 2025.
Situação
A 9ª rodada da Série B começa hoje: 19h – Coritiba x Ituano e 21h – Novorizontino x Santos. Amanhã, às 17h – Amazonas x Brusque e Guarani x Operário/PR. No domingo, às 16h – Avaí x Chapecoense e às 18h30 – América/MG x Ponte Preta. Na segunda-feira, às 19h – Vila Nova/GO x Ceará e às 21h30 – Sport x Paysandu. Na terça-feira, às 19h – Mirassol x Goiás.
A classificação está assim: 1) Goiás 17, 2) Avaí 16, 3) Santos, Ceará e América/MG 15, 6) Mirassol 14, 7) Sport e Operário/PR 12, 9) Coritiba, Vila Nova/GO e Novorizontino 11, 12) Chapecoense 10, 13) Ponte Preta 9, 14) CRB, Amazonas e Paysandu 8, 17) Botafogo/SP 7, 18) Ituano e Brusque 6 e 20) Guarani 4.
Novorizontino x Santos
Novorizontino – Jordi; Rafael Donato, César Martins e Renato Palm; Rodrigo Soares, Geovane, Marlon e Reverson; Paulo Vitor, Neto Pessoa e Lucca. Técnico – Eduardo Baptista.
Santos – Gabriel Brazão; Rodrigo Ferreira, Gil, Joaquim e Escobar; João Schmidt, Diego Pituca e Giuliano; Otero, Willian Bigode e Wesley Patati (Pedrinho). Técnico – Fábio Carille.
Árbitro – Anderson Daronco (FIFA-RS)
Local – Estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte, às 21h.