Quem pretende acompanhar de perto a Copa do Mundo da Rússia 2018, incluindo dirigir no país sede, não pode esquecer de solicitar a Permissão Internacional para Dirigir (PID). O cidadão pode optar entre fazer o pedido via internet ou presencialmente, em qualquer unidade do Detran.SP.
Traduzido em oito idiomas, o documento é semelhante ao passaporte e é exigido para quem planeja dirigir em um dos 153 países signatários da Convenção de Viena – acordo sobre trânsito viário assinado em 1968, como a Rússia.
Para solicitar, é preciso ser registrado no Estado de São Paulo, estar com a habilitação regularizada e dentro da validade – o documento não pode estar cassado, suspenso ou com algum trâmite em andamento, como a mudança de categoria.
Basta acessar www.detran.sp.gov.br, clicar em ‘CNH – Habilitação’, em ‘Dirigir no Exterior’ e depois em ‘Tem habilitação no Brasil e quer dirigir no exterior? Solicite a PID’. Será necessário fazer o cadastro no portal para concluir o pedido.
Quem optar pela solicitação presencial pode se dirigir a qualquer unidade do Detran.SP com a CNH original, uma cópia simples e o comprovante de pagamento original da taxa de emissão, que custa R$ 282,70. Nos pedidos pela internet, são acrescidos R$ 11 do custo de envio dos Correios.
De acordo com a Embaixada do Brasil em Moscou, é possível também que o condutor utilize sua CNH brasileira acompanhada de uma via traduzida oficialmente em russo. Para isso, é necessário procurar um profissional credenciado para traduções juramentadas.
Curiosidades sobre dirigir na Rússia
Em Moscou e nas cidades-sede, os limites de velocidade são semelhantes aos brasileiros, entre 60 e 90 km/h nas zonas urbanas e rodovias, e 100 km/h em estradas. A ultrapassagem sempre é feita pelo lado esquerdo e a lei também é dura para quem for pego dirigindo sob efeito de álcool.
Já para entender as placas de trânsito, é bom começar a estudar um pouco o alfabeto cirílico – apesar de usarem figuras e formatos para facilitar a identificação dos símbolos.