Ícone do site Rápido no Ar

Roteiro turístico noturno com lendas urbanas tem participação de 200 pessoas em Piracicaba

Igreja de São Benedito foi outro ponto de parada do roteiro. Foto: Sabrina Franzol / Prefeitura de Piracicaba

Cerca de 200 pessoas participaram, no último sábado, da caminhada turística noturna Piracicaba: Um Rio de Assombrações, que teve contação de lendas urbanas, com perspectivas assombrosas. O passeio foi iniciado no Cemitério da Saudade, às 19h, e finalizado no Engenho Central, por volta das 22h, com diversas paradas ao longo do percurso para explicações sobre os locais e a relação com as lendas.

O evento é uma realização do grupo criativo O que Te Assombra e da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), via Departamento de Turismo, com apoio da Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente), Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), Semuttran (Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) e GCM (Guarda Civil Municipal). Na ocasião, foram doados 50 quilos de alimentos não perecíveis para o grupo Ajuda do Bem Piracicaba, que realiza ações sociais na cidade.

O início da caminhada foi pelas vias do Cemitério da Saudade. Em seguida, o roteiro seguiu para o largo Santa Cruz, praça José Bonifácio, Igreja de São Benedito, Escola Moraes Barros, Praça da Boyes, Rua do Porto, esquina com a rua 13 de Maio; passarela pênsil e Engenho Central, totalizando percurso de cerca de 4,5km. Ao longo da caminhada, as lendas foram contadas pelo idealizador da atividade, o roteirista e compositor Thiago de Souza, com informações complementadas pelos historiadores piracicabanos Paulo Renato Tot Pinto e Mauricio Beraldo. O evento foi estruturado com apoio do produtor cultural e também historiador Pablo Carajol e da jornalista e guia de turismo Sabrina Franzol.


Entre as lendas que integram o roteiro estão a do túmulo do padre Galvão Paes de Barros, da Cobrona, do Turco que Comia Crianças, da Inhala Seca, do Homem da Capa Preta e da Noiva da Colina.

De acordo com a diretora de Turismo de Piracicaba, Alessandra Freire, que compareceu à caminhada, as lendas locais têm relação direta com o desenvolvimento da cidade. “Ao serem contadas, essas histórias são preservadas, ou seja, estamos mantendo vivo um patrimônio imaterial da comunidade, tornando as lendas conhecidas e fazendo com que continuem sendo passadas de geração a geração. Foi muito bacana ver a população se apropriando disso no evento”, observou.

Para o empresário Fabio Benevides, que acompanhou todo o trajeto, a experiência de conhecer a cidade e as lendas serviu para observar a cidade por uma perspectiva inusitada. “Foi sensacional participar deste passeio incrível, um verdadeiro resgate histórico da cultura e das lendas dessa cidade maravilhosa chamada Piracicaba. A melhor parte disso é que alguns lugares que eu passo quase que diariamente agora têm um novo significado e simbologia. Só tenho a agradecer a todos os envolvidos e que possamos ter mais eventos como esse aqui na cidade”, falou.

Quem também aprovou a iniciativa foi a assistente-administrativo Tábata Larissa Gialorenço, que mora em São Pedro, mas fez questão de comparecer à caminhada junto de amigos. “Foi um passeio bem diferente do que estou habituada. A proposta foi muito interessante e eu gostei de todas as lendas compartilhadas pelo percurso. Com certeza, foi uma noite bem enriquecedora. Parabéns aos organizadores”, disse.

Até o final do ano, estão previstas mais três edições do evento. O período de inscrição será divulgado em breve. As lendas que integraram a caminhada em Piracicaba podem ser conferidas no canal do projeto no YouTube (www.youtube.com/c/OQUETEASSOMBRA).

teste
Sair da versão mobile