Ícone do site Rápido no Ar

Rio Claro vai fechar comércio e movimento pode ser seguido por outras cidades da região

A Prefeitura de Rio Claro (SP) anunciou ontem (22) que fechará o comércio a partir da próxima quinta-feira, ou seja, a cidade irá voltar para a fase vermelha (fase 1), conforme descreveu o prefeito Juninho da Padaria, em entrevista coletiva.

Rio Claro alcançou, ontem, ocupação de 100% dos leitos do SUS destinados para o enfrentamento do coronavírus e tem, atualmente, 25 óbitos. A cidade faz parte da região de Piracicaba que, de acordo com o governo estadual, está na fase laranja (fase 2) e, mesmo com a permissão do Estado para a flexibilização, o Executivo rio-clarense decidiu restringir as atividades do comércio por dez dias, mantendo abertos somente aqueles com atividades consideradas essenciais.

PUBLICIDADE

A medida anunciada por Rio Claro pode ser seguida por outros municípios que também integram a região de Piracicaba, como Cordeirópolis e, inclusive, Limeira. A reportagem do Rápido no Ar apurou que, em Cordeirópolis, a possibilidade de a flexibilização da abertura do comércio ser retirada é discutida entre as autoridades. Hoje, ocorrerá coletiva de imprensa às 13h30 e, segundo a assessoria de imprensa, o prefeito Adinan Ortolan “tratará de assuntos de extrema relevância e importância para a população”.

Em Limeira, a reportagem apurou que a mesma possibilidade é discutida entre as autoridades municipais, principalmente após, no domingo, a taxa de ocupação dos leitos da Unidade de Referência Coronavírus (URC) chegar a 89%. Ontem, a ocupação teve redução para 87%. Na semana passada, durante coletiva de imprensa, o prefeito Mario Botion citou que, caso necessário, e amparado com dados técnicos, também irá retirar a flexibilização do comércio.

AVANÇO NO INTERIOR
Ontem, Marco Vinholi, secretário estadual de Desenvolvimento Regional, informou em entrevista que o interior de São Paulo ultrapassou a capital em número de novos casos do coronavírus.

De acordo com ele, o interior paulista tem 14,5% a mais que novos casos da Covid-19. Na capital, entre 15 e 21 de junho, foram registrados 15.342 novos casos, enquanto no interior, no mesmo período, 17.913.

Sair da versão mobile