Ícone do site Rápido no Ar

Rio Claro registra morte de adulto por febre maculosa e tem uma criança hospitalizada

Um homem com idade entre 50 e 60 anos morreu na quinta-feira (10), na cidade de Rio Claro, vítima de febre maculosa – doença causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato. No momento, uma criança menor de 10 anos se encontra hospitalizada.

Os resultados positivos foram enviados pelo Instituto Adolfo Lutz e chegaram na Vigilância Epidemiológica na quinta-feira. O local do possível contágio fica às margens do rio Corumbataí, em área Área de Preservação Ambiental, próxima ao Jardim Panorama.

A circulação livre de equinos e bovinos pela área foi constatada pelo Centro de Controle de Zoonose (CCZ). No local também foi constatada a presença de ninfas de carrapatos – os micuins.

Ações preventivas estão sendo realizadas e a Vigilância local alerta a população para que evite contato com qualquer área de mata, especialmente margens de córregos, rios, lagos, e locais com circulação de animais silvestres, capivaras e cavalos. Quem apresentar quadro de febre e dores musculares, e tenha frequentado alguns desses locais nos últimos 14 dias, deve procurar atendimento médico.

 

teste
Sair da versão mobile