Ícone do site Rápido no Ar

Reunião entre Haddad e secretário do Tesouro dos EUA é cancelada após pressão da direita

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a reunião marcada para esta quarta-feira (13) com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, foi cancelada após articulação de grupos da extrema-direita norte-americana próximos à Casa Branca.

A reunião, que seria realizada por videoconferência e possivelmente estendida para uma conversa presencial, trataria das tarifas impostas pelo governo Donald Trump a produtos brasileiros.

O primeiro contato entre Haddad e Bessent ocorreu em maio, na Califórnia, seguido de novas tratativas anunciadas no dia 31 de julho. A expectativa era dar início a uma rodada de negociações para apresentar a posição brasileira às autoridades americanas, em linha com acordos já firmados entre os EUA, União Europeia, Japão e Coreia do Sul.

De acordo com Haddad, o cancelamento foi comunicado por e-mail “um ou dois dias” após Bessent anunciar o encontro à imprensa. A justificativa apresentada foi “falta de agenda”. O ministro, no entanto, considera que a decisão foi motivada por fatores políticos, não econômicos, e que o Brasil está recebendo tratamento distinto em relação a outros parceiros comerciais.

Sair da versão mobile