Ícone do site Rápido no Ar

Retorno às aulas presenciais em Limeira vai mudar rotina de alunos e estrutura das escolas

A Secretaria Municipal de Educação de Limeira (SP) divulgou nesta quarta-feira (25), no Jornal Oficial, o protocolo de retorno às aulas presenciais na cidade. As atividades em sala de aula, conforme comunicado anteriormente pela Prefeitura, não retornarão neste ano, mas ainda não há definição sobre como será em 2021. O documento disponibilizado hoje estabelece normas de segurança para evitar contaminação por coronavírus e, inclusive, a criação de um Comitê de Acompanhamento dos Protocolos (CAP), constituído por um representante da comunidade escolar, um professor, um servidor e um pai ou responsável.

O documento deixa uma situação clara: a rotina dos alunos e a estrutura das escolas serão completamente diferentes do período antes da pandemia.

Um ‘check list’ disponibilizado no protocolo, para direcionar o trabalho da gestão, deverá estar completamente preenchido até o retorno presencial dos alunos. Nele, há uma série de atividades que visam proteger a saúde dos alunos e funcionários.

PUBLICIDADE

Nas salas de aula, por exemplo, as carteiras deverão estar de modo que garanta o distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes e evitando que se sentem frente a frente; as portas serão bloqueadas na posição aberta para refrescar o ar e evitar vários contatos com a maçaneta, além de garantir que haja ventilação na sala, pelo menos 15 minutos antes da chegada dos estudantes.

Até a forma de caminhar dentro das salas de aula deverá ser checado. O check list sugere que seja definida uma direção de circulação dentro da classe que possa ser marcada no chão, de modo a evitar encontros entre os alunos. As salas receberão limpeza e desinfecção antes de depois das aulas, não deixando nenhum objeto sem desinfetar antes do uso, especialmente os de uso coletivo. O uso de máscara, como de praxe, será obrigatório. Nas creches, os orientadores deverão relembrar, com informe oral diário, para os estudantes no início de cada refeição, o fato de não compartilhar comida, água, talheres, entre outros.

Também há uma série de ações previstas para a entrada e saída de alunos. Quando chegar na escola, o estudante terá sua temperatura verificada. Se houver indicativo de febre, ele não entrará na escola. Na saída, os horários deverão ser alternados para evirar aglomerações. Nos intervalos, os servidores deverão planejar o momento de recreação seguro e verificar se não há nenhum grupo no pátio e nos corredores antes de sair da sala de aula.

Conforme a pasta, as medidas foram definidas em conjunto que a Secretaria Municipal de Saúde e ambas constituíram o plano de ação para protocolo de higiene, com objetivo de retomar, de forma gradual, as aulas presenciais na rede municipal.

Os principais objetivos do protocolo são:
I- Instituir procedimentos que garantam aos estudantes e a todos os funcionários da unidade escolar segurança no retorno das atividades presenciais e minimizem o risco de novas infecções;
II- Estabelecer parceria com a comunidade escolar, criando Comitê de Acompanhamento dos Protocolos (CAP) para o retorno presencial dos estudantes, constituído por um representante da comunidade escolar, um professor, um servidor e um pai ou responsável;
III- Introduzir procedimentos operacionais padrão (POPs) para o monitoramento do estado de saúde da equipe e dos estudantes;
IV- Estabelecer parcerias com a comunidade e com profissionais da saúde para o monitoramento sistemático do estado de saúde de estudantes e funcionários, incluindo POPs, sistemas de alerta em caso de infecção ou doença, e ações a serem tomadas no caso de novas infecções;
V- Promover a educação em saúde, implementar protocolos de saúde escolar, disseminar mensagens apropriadas em termos de idade e linguagem sobre lavagem das mãos, higiene, prevenção na escola e na sala de aula.
VI- Cuidar da saúde mental e do bem-estar socioemocional. para que estudantes e profissionais da educação lidem com o estresse causados pela situação de pandemia.

O documento completo pode ser acessado aqui

Sair da versão mobile