Ícone do site Rápido no Ar

Respeite seu processo, se dê tempo!

Foto: Pexels

Tudo é tão rápido em nossas vidas, as exigências são sempre para ontem, precisamos ser bem-sucedidos, ser bem relacionados, estarmos namorando, casados, precisamos estar formados, pós-graduados, tudo para ontem, tudo já, tudo agora. Nem sempre levamos em conta que vivemos um processo, que leva tempo para nos desenvolvermos, que leva tempo para conhecermos alguém, para nos afeiçoarmos, para fazermos vínculos sólidos, o tempo é um amigo, pois ele é aliado de nossos processos construtivos.

Exigimos tanta rapidez de nós mesmos, não? Exigimos que nos curemos hoje, agora, é como se houvesse um prazo dado a nós (por nós mesmos) para melhorarmos. Começamos tratamento para ansiedade, estresse, depressão, dentre outros e damo-nos prazo para estarmos bem, ´curados´… é mais ou menos ficarmos ansiosos para nos livramos da ansiedade. Não respeitamos o processo, o caminho para a melhora.

É exigido da mãe recente que seja exemplar, que não erre, que não se perca nos horários, nos choros, que não esqueça uma coisa ou outra, afinal ela é mãe, né? E instantaneamente deve acertar em tudo, não pode ter dificuldade para amamentar, para dar banho, para fazer o bebê dormir …

Exigimos que as crianças aprendam em tempo recorde, tenham letra maravilhosa, leiam sem gaguejar, façam contas também no tempo que definimos. Não, o tempo da criança não é respeitado muitas vezes. Só as exigências aparecem. Então estas começam a apresentar mais e maiores dificuldades emocionais advindas da cobrança excessiva e para estas é ainda pior pois estão em formação e não são maduras para tanto…

Prestem atenção às conversas… muito frequentemente escutamos: “Já casou? Quantos anos você está mesmo?”, “Acabou a faculdade? Está trabalhando na área, né?”, “Está comprando sua casa já?”, “Nossa, ele ainda não lê tudo? Não está atrasado na escola, não? O que a professora fala? A escola é boa?”, dentre outros…
Te pergunto: pra que esta pressa toda? Essa pressão toda ajuda em que? É como se houvesse um tempo determinado e o cronômetro ligado para que vivêssemos e crescêssemos… Não há!!

Se respeite, respeite seu tempo, seu crescimento, seu amadurecimento, acolha seus sentimentos, suas dores, seus medos, suas alegrias, suas expectativas…
Vamos nos cuidar e nos respeitar e deixemos os apressados exigentes de lado…

teste
Sair da versão mobile