Ícone do site Rápido no Ar

Residência no Cecap é alvo de limpeza compulsória em Limeira

[unitegallery 20170222cecap]
A Prefeitura de Limeira promoveu na manhã desta quarta-feira (22), uma ação de limpeza compulsória para controle da dengue em uma residência no bairro Cecap. O local abrigava uma grande quantidade de objetos inservíveis que apresentavam riscos à saúde pública. Com apoio de funcionários da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, foram retirados 1.470 quilos de diversos tipos de materiais, que lotaram dois caminhões da prefeitura.

Segundo o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, agentes de controle de zoonoses localizaram centenas de criadouros em potencial do Aedes aegypti. Também foi identificada a presença de larvas de mosquito, coletadas para análise. “Em razão da sujeira, do lixo orgânico e do fator ambiental de risco à proliferação de artrópodes nocivos, foi necessário fazer uma lavagem completa com cloro”, frisou.

PUBLICIDADE

Ferrari salientou que a ação está amparada na legislação sanitária vigente e em uma sentença judicial a favor do município, obtida em 2015, para ações de limpeza compulsória. “O morador estava criando dificuldade para entrada dos agentes e não acatava orientações dos mesmos”, observou. Houve autuação com penalidade prevista para 70 UFESPs, o equivalente a R$ 1.754,9. Além disso, o proprietário poderá ser condenado a arcar com os custos de toda a operação de limpeza.

No final da manhã, o morador ofereceu resistência aos trabalhos e foi necessário acionar a Guarda Civil Municipal. A iniciativa recebeu acompanhamento de assistentes sociais do Ceprosom e de representantes do Centro de Controle de Zoonoses, da Vigilância Sanitária e da Defesa Civil.

Sair da versão mobile