Deste a madrugada de terça-feira (22), ocorriam buscas incessantes na Itália por Nicolas Tanturli, de um ano e nove meses, que desapareceu enquanto os pais dormiam. A criança havia sumido de sua casa na cidade de Palazzuolo sul Senio, na região de Florença, e foi achada a cerca de 3 km da residência na manhã de hoje.
Nicolas foi encontrado pelo jornalista Giuseppe Di Tommaso, da emissora pública Rai, que estava na região para cobrir o desaparecimento. Ao ouvir um barulho enquanto caminhava em direção a casa do menino, o repórter o achou no fundo de uma escarpa de cerca de 25 metros de profundidade.
“Foi o dia mais feliz da minha vida”, disse Giuseppe. “É um momento emocionante. Estou feliz e orgulhoso. Sobretudo, é um belo reconhecimento da minha vida e da minha carreira achar um menino de 21 meses desaparecido”, afirmou o repórter.
O menino foi recuperado por um policial militar e entregue para a mãe. Danilo Ciccarelli, o policial que retirou Tanturli da escarpa, disse que a primeira palavra do pequeno ao ser resgatado foi “mamãe”.
“Desci pela escarpa chamando o menino repetidamente, mas ele não respondia. Depois senti um choramingo mais claramente e esperava ver um animal, mas apareceu Nicola, com a cabecinha entre a grama alta. Ele me disse ‘mamãe’, e eu me aproximei. Ele me abraçou imediatamente”, contou o policial.
Apesar de estar em boas condições, Tanturli foi levado de helicóptero para um hospital pediátrico em Florença para passar por uma série de exames. Cerca de mil pessoas participaram das buscas, e mergulhadores do Corpo de Bombeiros chegaram a procurar o menino no fundo de um lago.