Ícone do site Rápido no Ar

Renovação da vistoria do transporte escolar acontece entre os dias 16 e 27 deste mês em Piracicaba

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Piracicaba

A renovação da vistoria do transporte escolar de Piracicaba para o primeiro semestre de 2023 acontece entre os dias 16 e 27 deste mês. A Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), atendendo ao Decreto Municipal nº 16.601 de 17 de março de 2016, convoca os condutores cadastrados no Cotespi (Cadastro dos Operadores de Transporte Escolar de Piracicaba) para a realização da inspeção dos veículos, que é feita junto ao Detran SP (Departamento Estadual de Trânsito).

Os documentos obrigatórios originais que precisam ser apresentados na vistoria são CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) devidamente licenciado em 2022, comprovante de recolhimento da Taxa de Vistoria, atestado de revisão dos freios expedido por empresa especializada e certificado de verificação do equipamento registrador inalterável de velocidade e tempo. Além disso, é necessário levar o comprovante da Taxa de Vistoria paga, que deve ser retirada no prédio da Prefeitura de Piracicaba, na Divisão de Tributos Diversos (no térreo 2 do Centro Cívico). Para isso, o condutor precisar estar com o RG e o prefixo do veículo.

ADVERTISEMENT

Conforme o chefe de Divisão de Transporte Especiais da Semuttran, Fernando Mello, os veículos do transporte escolar precisam cumprir os requisitos do decreto municipal em vigor, do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e da Resolução nº 316/09 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). “Esses requisitos são referentes aos itens de segurança e a padronização dos veículos, como luz de teto, cinto de segurança, vidros com travas, extintor e pneus em perfeitas condições de uso”, explicou Mello.

Ele falou, ainda, que é importante que o responsável pelo veículo de transporte escolar informe-se sobre a documentação exigida por parte do Detran SP para a vistoria do primeiro semestre e providencie a retirada do adesivo (selo de vistoria) do semestre anterior, para que seja feita a aplicação do novo adesivo.

Condutores com vistorias vencidas estão sujeitos às penalidades estabelecidas nos artigos 167, 168, 230 (VII e XX), 231 (VII) e 237 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e no decreto municipal.

O endereço da Divisão de Transporte Especiais da Semuttran, onde as vistorias são realizadas, é avenida São Paulo, 1.375, no bairro Pauliceia. Os horários das vistorias são de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 15h. Não é necessário agendar. Para mais informações: (19) 3435-9499 ou 9.9984-6505.

Sair da versão mobile