Com um time completamente novo, o Santos faz sua estreia no Campeonato Paulista. Às 18h, enfrenta o Botafogo, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.
A estratégia foi manter alguns jogadores, mas com salários menores (casos de João Paulo, Joaquim, Messias, Tomás Rincón e Julio Furch) e contratar vários veteranos, como Gil, Willian Bigode, Giuliano, Otero, Cazares e Aderlan.
Também chegaram os laterais Hayner e Jorge, os volantes Diego Pituca e João Schmidt e os atacantes Guilherme, Marcelinho e Pedrinho.
Nos últimos três anos, o time praiano sequer passou da primeira fase do Estadual. Pior em 2021 e 2023, a briga foi para evitar o rebaixamento. Antes, em 2020, a equipe até passou da etapa de grupos, mas caiu logo nas quartas de final para a Ponte Preta.
Já pelos lados do Botafogo, a maior novidade está na presença do treinador português Paulo Gomes no banco de reservas. Esta será a sua primeira experiência no futebol brasileiro. Com passagem por clubes de Luxemburgo, ele também trabalhou na Arábia Saudita e foi campeão da temporada 2021/2022 comandando o Al Khalejj FC.
Em 43 jogos com mando do Botafogo, o Santos venceu 23, empatou 11 e perdeu nove vezes. Desses jogos, 40 foram pelo Paulistão e dois pelo Campeonato Brasileiro.
Um foi pela Copa do Brasil, aliás o último duelo em Ribeirão entre as equipes, na ocasião o Peixe venceu por 2 a 0, gols de Lucas Lima e Marcos Leonardo.
O Botafogo de Ribeirão Preto não fez um bom Campeonato Brasileiro da Série B. Terminou na 12º colocação, bem longe do acesso, ficando boa parte no meio da tabela. Não vence em casa uma partida oficial desde 21 de outubro passado quando fez 2 a 0 no Novorizontino.
Em 2024, o adversário do Santos fez dois amistosos pouco animadores, sofrendo uma derrota para o Catanduva, equipe que disputará a Série A-3 este ano, por 1 a 0. O último jogo foi contra o Noroeste de Bauru, time da Série A-2, e o Botafogo venceu por 2 a 1.
A principal contratação foi Douglas Baggio, revelado no Flamengo, e com passagens por clubes como Santo André, Novorizontino e Mirassol.
Botafogo x Santos
Botafogo – João Carlos; Thassio, Fábio Sanches, Bernardo Schappo e Patrick Brey; Matheus Barbosa, Leandro Maciel e Pedro Rodrigues; Douglas Baggio, Alex Sandro e Jonas Toró (Tiago Alves). Técnico – Paulo Gomes.
Santos – João Paulo; Aderlan, Gil, Joaquim e Felipe Jonatan; Tomáz Rincón, Diego Pituca e Giuliano; Pedrinho (Cazares), Julio Furch e Guilherme. Técnico – Fábio Carille.
Árbitro – João Vitor Gobi
Local – Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, às 18h.