Ícone do site Rápido no Ar

Refugiada no Brasil, ex-primeira-dama do Peru Nadine Heredia chega a São Paulo com filho

Foto: EBC

A ex-primeira-dama do Peru Nadine Heredia chegou a São Paulo na noite desta quarta-feira (16), vinda de Brasília, após obter asilo diplomático no Brasil. Ela embarcou em um voo comercial com o filho mais novo, de 14 anos, e seguiu para o Aeroporto de Congonhas, na capital paulista. A informação foi confirmada pela TV Globo.

Heredia se refugiou na Embaixada do Brasil em Lima na terça-feira (15), logo após ser condenada a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro, em um processo ligado à empreiteira Odebrecht (atual Novonor) e a recursos vindos do governo venezuelano de Hugo Chávez.

A saída dela do Peru foi viabilizada por um salvo-conduto concedido pelo governo peruano, garantindo que ela e o filho pudessem deixar o país sem serem presos. Eles chegaram a Brasília na tarde de quarta-feira em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

Durante o trajeto de Lima até Brasília e enquanto permaneceram na capital federal, Nadine e o filho foram escoltados pela Polícia Federal. No entanto, no deslocamento para São Paulo, a viagem ocorreu sem acompanhamento de agentes da PF.

Enquanto isso, o marido de Nadine, o ex-presidente Ollanta Humala, que governou o Peru entre 2011 e 2016, foi preso preventivamente. Ambos foram alvos de um processo que investigou financiamento irregular de campanha, com recursos supostamente vindos da Odebrecht e de repasses ilegais do governo da Venezuela.

O Brasil, que reconheceu o status de asilada política à ex-primeira-dama, ainda não informou por quanto tempo ela e o filho permanecerão no país, nem se haverá algum tipo de acordo formal com o governo do Peru.

Sair da versão mobile