A Prefeitura de Piracicaba (SP), por meio da Secretaria de Obras e Zeladoria (Semozel), iniciou na quinta-feira (11), os serviços de recapeamento asfáltico na avenida Jaime Pereira. O prefeito Luciano Almeida e o secretário de Obras e Zeladoria (Semozel), Marcio Marino, acompanharam os serviços.
“Iniciamos agora o segundo lote de recape na cidade, que integra um projeto muito importante que desenvolvemos, que é o de recuperar cerca de 258 km da malha asfáltica em toda a cidade. Esse segundo lote vai contemplar quase 80 km, em diversos bairros, e esperamos que, a partir de agora, consigamos oferecer vias com asfalto de qualidade para a população, já que faz praticamente 18 anos que o pavimento está sem receber manutenção em Piracicaba”, destacou Luciano Almeida.
O trecho que vai receber o novo pavimento fica entre as avenidas Dr. Paulo de Moraes e Manoel Bellotto. Entretanto, os serviços serão executados por etapas, conforme explicou Marino. “A avenida Jaime Pereira vai ser recapeada em toda sua extensão, mas faremos por etapas para não prejudicar o trânsito. Então, durante todo o processo, deixaremos uma via liberada para os motoristas, para, assim, não bloquear o fluxo”, disse. Nesta semana, uma faixa da via, sentido bairro-Centro ficará interditada para execução das obras.
Além da avenida Jaime Pereira, o segundo lote vai contemplar mais de 50 pontos entre ruas e avenidas. O cronograma prevê, na sequência, o recape na rua dos Mandis (entre a rua Adolfo Rodrigues e a avenida dos Peixes), na rua Angelino Stella (entre a avenida dos Peixes e a avenida dos Marins) e na rua dos Lambaris (da rua dos Mandis até o final). O investimento é de R$ 63.731.080,81.
A escolha dos locais objetivou priorizar as vias rápidas, arteriais e coletoras, que são consideradas de acesso estratégico para a mobilidade urbana da cidade, e onde há intenso fluxo de veículos.
Os serviços realizados consistem nas etapas de fresagem, tratamentos e recapeamento das vias, sendo que a fresagem consiste na remoção do pavimento antigo, em vias com remendos em mau estado, áreas adjacentes a panelas, áreas com grande concentração de trincas e outros defeitos. Já os serviços de tratamentos e recapeamento asfáltico deverão ser executados conforme as espessuras de CBUQ (asfalto) já definidas pelos projetistas como tráfego leve e tráfego médio, além do trabalho de tratamentos superficiais e profundos que visam a troca da base ou até mesmo sub-base em áreas de deformidades extremas.