Ícone do site Rápido no Ar

Queda nas doações de sangue em SP coloca tipos sanguíneos em níveis críticos; Pró-Sangue pede doações

Foto: Governo do Estado de São Paulo / Divulgação

As baixas temperaturas registradas no estado de São Paulo resultaram em uma queda significativa nas doações de sangue, levando a Fundação Pró-Sangue a alertar para a necessidade urgente de doadores. No momento, o posto Clínicas, localizado no Hospital das Clínicas, na zona oeste da capital, está com 75% das vagas de doação disponíveis no sistema de agendamento online.

Níveis críticos de estoque

Os tipos de sangue B- e AB- estão em nível de emergência, atendendo apenas 20% da demanda hospitalar. Já os tipos O+ e O- estão em estado crítico, capazes de atender apenas 50% dos pedidos. A situação é preocupante, uma vez que a coleta da semana passada não foi suficiente para recompor os estoques, que continuam em baixa.

Impacto na saúde pública

A Fundação Pró-Sangue alerta que, se o cenário atual não mudar, as reservas continuarão a cair, comprometendo o atendimento de pacientes que necessitam de transfusões. A fundação precisa arrecadar mais de 10 mil bolsas de sangue por mês para garantir o abastecimento de mais de 80 instituições de saúde na região metropolitana de São Paulo.

A Fundação Pró-Sangue convida os doadores a agendarem suas doações pelo sistema online disponível no site oficial: https://prosangue.hubglobe.com/.

Sair da versão mobile