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Quase 40% dos passageiros de ônibus de Limeira não pagam passagem

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Quase metade dos usuários do transporte coletivo de Limeira recebem algum tipo de benefício e não pagam a passagem integral de ônibus. É o que indica os resultados revelados pela Viação Limeirense. De acordos com dados, 41,19% dos passageiros utilizam o transporte diariamente de forma gratuita ou pagando uma passagem menor.

Atualmente a Viação Limeirense realiza 1.532 viagens por dia e transporta quase 1.5 milhões de passageiros. Só no mês de fevereiro deste ano passageiros de 60 a 65 anos somaram 114.364 (12,68%), 114.364 (7,96%) tem mais de 65 anos, passageiros com algum tipo de deficiência foram 64.271 (4,47%) e estudantes totalizaram 139.885 (9,74%) dos passageiros transportados.

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A gratuidade ou desconto tarifário no transporte público é um benefício concedido a determinadas classes de usuários instando do pagamento total ou parcial da tarifa desse serviço.
O valor da passagem em Limeira hoje é de R$ 3,70, estudantes pagam R$ 1. Já para os usuários do transporte coletivo com cartão, o valor é de R$ 3,20.

Benefício
Segundo a Viação, a frota vem sendo renovada gradativamente para beneficiar os usuários com algum tipo de deficiência. Como é caso dos ônibus com equipamentos de acessibilidade, como os elevadores que ajudam os cadeirantes a terem o direito de ir e vir. Outra tecnologia implanta é o DPS, que permite que o deficiente visual embarque na linha de ônibus desejada.

Falta a conscientização
Mas ainda falta a conscientização da população. Muitos cadeirantes e idosos reclamam de descaso. “As pessoas estão sempre com pressa e se irritam quando o motorista para em um ponto para pegar um deficiente porque o cobrador demora um pouco mais para manusear o elevador” lamenta um passageiro que não quis se identificar.

Nos últimos anos, o transporte público coletivo em Limeira vem tendo avanços, como a implantação de GPS em toda a frota, instalação de câmera de monitoramento dentro e fora dos veículos. Outro avanço foi a instalação de Biometria Facial para maior controle sobre os benefícios e moralização do sistema.

O usuário também conta com o aplicativo “Meu Ônibus” para saber o tempo real da linha. Além de telas com a previsão de chegada dos ônibus nas plataformas do Terminal Central Urbano.

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