Adversário de estreia da Internacional na 56ª Copa São Paulo de Juniores, o Bahia é o grande favorito do Grupo 9, com sede em São José do Rio Preto. Os times se enfrentam neste sábado, dia 3, às 11h, no Estádio Benedito Teixeira.
Nas últimas duas edições, o Bahia disputou a Copinha com seu time Sub-17. Isso porque o Sub-20 iniciava o Campeonato Baiano, enquanto os profissionais faziam a pré-temporada fora do Brasil. Rogério Ceni levou o elenco para Manchester, na Inglaterra, em 2024 e para Girona, na Espanha, em 2025.
Só que desta vez o treinador utilizará seu time principal no Estadual por conta da mudança no calendário brasileiro em razão da Copa do Mundo. Sendo assim, o Sub-20 será deslocado para a competição de São Paulo.
Neste ano, o Sub-20 empatou dois jogos e perdeu um no Campeonato Baiano. Já o Sub-17 disputou a Copinha. Apenas cinco jogadores tinham mais do que 17 anos de uma lista de 30.
Mesmo assim, o jovem Dell se destacou, com quatro gols e uma assistência em seis jogos. Hoje com 17 anos, o atacante é titular absoluto do Bahia e vai enfrentar a Inter.
Dell esteve na Copa do Mundo do Catar com a Seleção Brasileira Sub-17 e ficou em terceiro lugar na lista geral de goleadores, com seis gols. O atacante foi titular em todos os oito jogos do Brasil.
Ao lado de Dell no ataque estará Ruan Pablo, outro que esteve no Catar. O jogador foi promovido ao time Sub-20 em 2024, ainda com 15 anos, e se firmou no time titular. Em 2024, teve a oportunidade de atuar na equipe principal do Bahia.
Ruan Pablo se tornou o jogador mais jovem a marcar em uma competição. Anotou o terceiro gol do time contra o Jequié pelo Campeonato Baiano.
No meio do ano passado, o atacante assinou seu primeiro contrato profissional com o Bahia. Seu vínculo com o clube é até julho de 2027. Além de ser o mais novo a marcar, Ruan Pablo também se tornou o mais jovem assinar vínculo profissional na era Grupo City no Tricolor.
Outros dois atacantes do Bahia chamam a atenção. Kauê Furquim tem 16 anos e é considerado um fenômeno. Para quem não se lembra, o Grupo City, dono de 90% da SAF do Esquadrão desde 2023, pagou sua multa rescisória no valor de R$ 14 milhões para tirá-lo do Corinthians.
Na época da negociação, o Corinthians ficou bravo e chegou a emitir uma nota oficial, tratando a atitude do Bahia como “ilícita e imoral”. Desta forma, rompeu relações institucionais com a equipe baiana.
Só para você entender, Kauê assinou um contrato de três anos com o Corinthians. A multa rescisória para o exterior era de 50 milhões de euros (R$ 315 milhões). Só que para o mercado interno, a legislação estipula que a multa deve ser duas mil vezes o valor do salário do atleta. Foi aí que o Bahia conseguiu fechar com o atleta.
Furquim chegou ao Corinthians aos oito anos de idade para jogar futsal. Com 14, fez a transição para o campo e explodiu. Neste ano, disputou o Campeonato Paulista e os Brasileiros Sub-17 e Sub-20. Foi convocado para as seleções brasileiras de base.
Kauê Furquim chamou a atenção de Dorival Júnior, que o puxou para treinar entre os profissionais no CT Joaquim Grava. A joia chegou a ser relacionada para dois jogos do Campeonato Brasileiro, contra Fortaleza e Grêmio.
Se entrasse em campo, seria o atleta mais jovem a atuar pelo Corinthians em uma partida oficial, mas o atacante ficou apenas no banco de reservas.
Kauê Furquim entrou para a história do futebol brasileiro ao participar do triunfo do Bahia sobre o Flamengo por 1 a 0, na Arena Fonte Nova. O garoto tornou-se o primeiro atleta nascido em 2009 a disputar uma partida do Campeonato Brasileiro.
Para completar o quarteto, tem João Andrade, de 19 anos, ou o “João Coni” como é carinhosamente chamado. Será sua terceira Copa São Paulo. Trata-se de um dos mais experientes do elenco.

