1 – STF deve decidir hoje se Congresso pode rever medidas contra parlamentares
O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir hoje (11) se parlamentares podem ser afastados do mandato por meio decisões cautelares da Corte e se as medidas podem ser revistas pelo Congresso. A questão será discutida em uma ação protocolada pelo PP e pelo PSC, e o resultado do julgamento será decisivo na revisão da medida adotada pela Primeira Turma, que afastou o senador Aécio Neves (PSDB-MG) do mandato e determinou seu recolhimento noturno. A sessão está prevista para começar às 9h.
2 – Carteira de motorista digital começa a valer em Goiás
Começou a valer hoje (10) a carteira de habilitação virtual para motoristas (CNH-e). A nova forma de identificação foi lançada inicialmente no estado de Goiás. A expectativa do Ministério das Cidades é que todos os departamentos de Trânsito (Detrans) do país reconheçam o documento até fevereiro de 2018. A carteira eletrônica consiste em uma cópia virtual da carteira impressa armazenada no smartphone.
3 – Bombardeiros dos EUA fazem novas manobras na península coreana
Dois bombardeiros estratégicos B-1B americanos fizeram manobras na península coreana, o que supõe uma nova demonstração de força dos Estados Unidos diante da Coreia do Norte, na escalada de tensão entre os dois países.
4 – Motim em presídio no México termina com 13 detentos mortos
Treze presos morreram e 25 ficaram feridos, oito deles gravemente, em um motim no presídio de Cadereyta, em Nuevo León, no Norte do México, de acordo com informações passadas nesta terça-feira pelo governo local. As informações são da EFE.
5 – Embrapa: 84,3% dos brasileiros vivem em menos de 1% do território nacional
Com mais de 16 mil habitantes por quilômetro quadrado, o município de Nilópolis (RJ) é a cidade com a maior taxa de densidade demográfica urbana do país, conforme estudo sobre a identificação de áreas urbanas do Brasil divulgado hoje (10) pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). De acordo com o levantamento, executado pela Embrapa Gestão Territorial, o município localizado na baixada fluminense, abriga seus 158.309 habitantes em uma faixa territorial urbana de aproximada de 10 quilômetros quadrados.