O trabalho das polícias paulistas na região de Piracicaba resultou na apreensão de 27,7 toneladas de drogas de janeiro a agosto deste ano. A quantidade, que é cerca de seis vezes maior que a recolhida nos primeiros oito meses de 2019 (4,3 t), representa o maior total contabilizado ao longo da série histórica do período, iniciada em 2001.
Neste período, ainda foram realizadas 8,1 mil prisões na região e registrados 3,1 mil flagrantes por tráfico de drogas. Além disso, 557 armas de fogo ilegais foram apreendidas. As marcas alcançadas demonstram a efetividade das ações policiais para combater o tráfico de entorpecentes em todo o Estado.
Os resultados obtidos são fruto do intenso trabalho investigativo da Polícia Civil e do policiamento ostensivo da Polícia Militar que, em diferentes locais, conta com o apoio de Batalhões de Ações Especiais de Polícia (Baep) – unidades que atuam de forma semelhante aos padrões do policiamento de choque.
Há que destacar também as megaoperações como as São Paulo Mais Seguro, Rodovia Mais Segura e Interior Mais Seguro, realizadas desde o início da nova gestão para reforçar o policiamento em locais estratégicos, contribuir com a redução dos indicadores criminais, combater o crime e aumentar a percepção de segurança das pessoas.
Estado
No Estado, o aumento na quantidade de drogas apreendidas nos primeiros oito meses do ano foi ainda maior. Comparado a 2019, o crescimento foi de 62,23% – passou de 119,4 para 193,7 toneladas. No período, também foram realizadas 99,3 mil prisões e apreendidas 7,7 mil armas de fogo ilegais, além de serem registrados 28,6 mil flagrantes por tráfico de entorpecentes.