A partir desta quinta-feira (17) o pronto-socorro adulto (PSA) do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti está em pleno funcionamento após a conclusão de uma grande reforma e ampliação. A infraestrutura passou por melhorias que incluem o aumento do número de consultórios de seis para 14, o que permitirá um aumento de 30% na capacidade de atendimento, passando de 10,5 mil para 13,6 mil atendimentos mensais.
De acordo com o prefeito Dário Saadi, a reforma e a ampliação do PSA visam melhorar o acolhimento dos pacientes e as condições de trabalho das equipes. “A anexação do antigo pronto-socorro infantil ao PSA possibilitou esse aumento na capacidade de atendimento de adultos”, afirmou o prefeito.
O presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni, destacou que o PSA agora conta com uma estrutura climatizada, informatizada e equipada para atender a demanda de urgência e emergência. “Com recepção ampliada e mais consultórios, a nova estrutura oferece melhores condições para os profissionais e maior conforto para os pacientes”, disse Bisogni.
Ampliação da estrutura e novas áreas
Com a ampliação, além dos 14 consultórios, sendo três dedicados a especialidades e um exclusivo para ortopedia, o PSA agora conta com salas de raio-x, imobilização, gesso, curativos e uma área com 15 leitos de observação. Também foram implantadas salas de telemedicina, eletrocardiograma, farmácia, além de espaços administrativos e áreas de classificação de risco.
A área total do pronto-socorro passou de 1,86 mil metros quadrados para 2,58 mil metros quadrados, representando um crescimento de 38,6%. As obras, que tiveram um investimento de R$ 5,4 milhões, também incluíram a construção de novas rampas de acesso, conjuntos de banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais e sistemas de filtração de ar em todos os ambientes.
Atendimento contínuo durante as obras
Apesar das obras, o atendimento à população não foi interrompido. Durante a reforma, os atendimentos foram transferidos temporariamente para o antigo pronto-socorro infantil (PSI), que foi desativado em dezembro de 2022 com a inauguração da Unidade Pediátrica Mário Gattinho. Agora, com a conclusão da reforma, toda a nova área do PSA está disponível para o atendimento ao público.