Ícone do site Rápido no Ar

Projeto Roda de Artesanato, realizado pela BRK, impulsiona empreendedorismo em Limeira

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Limeira, deu início em outubro ao projeto Roda de Artesanato, que oferece oficinas sobre como confeccionar, expor e comercializar peças de crochê com fio de malha. Com a participação de 20 pessoas, o objetivo da iniciativa é transformar a vida dos moradores locais por meio do estímulo ao empreendedorismo e do aumento da empregabilidade, contribuindo para movimentar a economia local.

Nas últimas semanas, os participantes começaram a confeccionar as primeiras peças em fio de malha, sob orientação da artesã Fernanda Avenia Rueda. Durante as aulas, eles recebem informações e esclarecem dúvidas que possam surgir durante o processo.

As oficinas ocorrem no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Presidente Dutra e são destinadas preferencialmente ao público atendido pela unidade. O programa foi dividido em quatro módulos e aborda os seguintes temas: economia criativa, empreendedorismo e gestão, criação de produtos e design, além de exposição, venda, troca e parcerias.

“É uma verdadeira alegria estar envolvida no projeto. Mais do que pontos de crochê, esta jornada é sobre inspiração e conexões significativas. As peças selecionadas para oficina seguem um cronograma didático, e que vem sendo absorvido de forma extremamente satisfatória pela turma, sendo notável a sua evolução. O Roda de Artesanato é um espaço que vai além do aprendizado, é um lugar de descobertas, sonhos e realizações”, afirma a artesã Fernanda.

Lucas Leon Silva dos Santos, um dos participantes da ação, começou sua história com o crochê aos nove anos de idade, quando sua tia lhe ensinou os primeiros pontos. Quando ficou sabendo sobre as oficinas, viu a oportunidade de agregar ainda mais conhecimento ao seu trabalho confeccionando bolsas em fio de malha.” É um trabalho muito lindo e maravilhoso de fazer. Conseguimos fazer vários modelos, cores. Você aprende a fazer novas coisas, é bom aprender”, conclui ele.

Essa é a segunda edição da ação, a qual faz parte do Projeto Técnico Socioambiental da BRK de Limeira, financiado pela Caixa Econômica Federal. No total serão nove encontros, de duas horas cada, entre os meses de outubro e dezembro, com 18 horas de formação no total.

https://static.rapidonoar.com.br/prefeitura/2023/testemunhal-prefeitura.mp4

teste
Sair da versão mobile