Em função do feriado desta segunda-feira (12), a sessão da Câmara de Limeira será realizada na terça-feira e um dos projetos previstos na pauta é o que permite aos limeirenses a “adoção” de pontos de ônibus da cidade. Caso uma empresa assuma um dos pontos, por exemplo, ela poderá promover manutenção no local e colocar propagandas.
De autoria do vereador Wagner Barbosa (PTB), o projeto institui a política de gestão compartilhada dos pontos e abrigos de ônibus do transporte público coletivo e permite, por meio da participação da comunidade, implantação, revitalização, requalificação, manutenção, conservação e gestão dos pontos e abrigos de ônibus, “com o fim de garantir a sua qualidade e boa utilização para o conforto e a segurança dos usuários dos transportes coletivos do município de Limeira”, prevê um dos artigos do projeto.
Ainda segundo a proposta, caso uma empresa assuma um dos pontos, apenas para essa gestora ficará permitida a realização de publicidade e propaganda, com isenção do pagamento de taxas de publicidade e propaganda. Caberá ao Executivo colocar à disposição dos interessados o rol dos pontos passíveis de serem beneficiados com a política de gestão compartilhada. “A implantação de abrigos de ônibus em todos os pontos é um desejo antigo dos limeirenses, mas sempre há empecilhos de ordem orçamentária ou contratuais com as empresas que exploram o serviço do transporte público na cidade. Com a política de gestão compartilhada, buscamos abrir uma alternativa eficaz para solucionar essa grande demanda, permitindo que pessoas físicas ou jurídicas interessadas possam instalar os abrigos e, no último caso, explorar o espaço com propagandas. Com isso, poderemos ter pontos de ônibus adequados, oferecendo o mínimo de condições para o conforto do usuário do transporte coletivo. Projetos mais avançados, por exemplo, poderão prever até mesmo internet e tomadas nos pontos, como ocorrem em grandes cidades. Os pontos e abrigos também contarão com manutenção e limpeza permanente, beneficiando diretamente as pessoas”, citou o auto da proposta.
A pauta da sessão de terça-feira tem outros quatro projetos. A sessão terá início às 16h e pode ser acompanhada pelo canal da Câmara Municipal no YouTube.