Ícone do site Rápido no Ar

Projeto para reduzir filas de exames e cirurgias em Valinhos é aprovado em 1ª discussão

Foto: Prefeitura de Valinhos / Divulgação

A Câmara de Vereadores de Valinhos (SP) aprovou em 1ª discussão na noite da última terça (17) o projeto de lei enviado pela prefeita Capitã Lucimara (PSD) que prevê a autorização da cidade para aderir ao Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas).

Dos 17 vereadores da Câmara, 15 votaram favoráveis ao projeto: Alécio Cau, André Amaral, César Rocha, Edinho Garcia, Fábio Damasceno, Gabriel Bueno, Luiz Mayr Neto, Mônica Morandi, Professor Marcelo Yoshida, Roberson Salame, Rodrigo Toloi, Simone Bellini, Thiago Samasso, Tunico e Veiga. O presidente da Câmara, vereador Franklin, pelo regimento interno do Legislativo, não vota em projetos como esse.

O projeto, agora, segue para 2ª discussão na semana que vem e, sendo aprovado novamente pela maioria, autoriza a Prefeitura a assinar o convênio com o Consórcio. O objetivo principal é reduzir as filas de espera por exames e cirurgias, que se soma aos procedimentos de média complexidade que são objetos de contratação de serviços da Prefeitura. Ainda, pelo Consórcio, a Santa Casa de Valinhos também poderá participar e, assim, ofertar seus serviços para as cidades conveniadas, ampliando o leque de atendimentos e recursos para o hospital.

“Com respeito à harmonia entre os poderes, quero aqui registrar o meu agradecimento, em nome do povo de Valinhos, a cada um dos vereadores que entenderam a importância desta ação para a cidade. É um investimento inédito e importante na área da saúde, que vai atender, diretamente, as necessidades urgentes da nossa população valinhense. Infelizmente, há pessoas, na cidade, aguardando há meses, e até anos, para realizar exames e cirurgias. Com a aprovação final do projeto, que esperamos na semana que vem, poderemos atender as demandas reprimidas, reduzir as filas de esperas por consultas, exames e procedimentos e equacionar os investimentos em saúde”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Fundado em 2014, com sede em Holambra, o Cismetro atende municípios paulistas com necessidades similares para viabilizar as ações compartilhadas e o rateio de despesas comuns, para o melhor atendimento na rede de saúde, ampliando oferta de exames e serviços com otimização dos recursos.

“Quando se trata de projeto para a cidade, para mudar, para melhor, a vida de cada valinhense, o bem comum está acima de siglas partidárias. Priorizar a gestão na saúde é o caminho para atender, com qualidade, a população de Valinhos”, complementou a prefeita Capitã Lucimara.

Atualmente, mais de 1,2 milhão de habitantes são atendidos por meio do consórcio que conta com uma estrutura público-privada a fim de proporcionar mais flexibilidade administrativa, articulando por meio do credenciamento de profissionais, clínicas e laboratórios a oferta de serviços nas mais diferentes áreas da saúde pública eliminando a burocracia e tornando mais ágil o atendimento à população.

Os municípios utilizam os serviços do Cismetro como e quando decidirem com um plano prévio, estudo físico-financeiro e um total planejamento conforme as decisões de suas próprias secretarias de Saúde.

As atividades são definidas a partir do planejamento dos municípios e de projetos aprovados pelo conselho técnico que é formado por representantes dos próprios municípios consorciados. Importante ressaltar que os serviços são realizados em clínicas parceiras na cidade e na região, de forma a facilitar o acesso ao usuário.

“A Prefeitura, com este projeto aprovado, terá mais opções de exames, consultas e até cirurgias para atender mais e mais valinhenses. Com o Consórcio, teremos a possibilidade de ter a redução desta lista, atender a demanda atual e, ainda, promover a Santa Casa, no Consórcio, para atender não apenas Valinhos mas, também, outros municípios consorciados, claro que se o projeto for aprovado na Câmara”, comentou a secretária Carina Missaglia.

teste
Sair da versão mobile