Com foco em educação e prevenção, a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, mantém o programa Samuzinho, que leva noções básicas de primeiros socorros a estudantes da rede municipal. A iniciativa contempla crianças com idades entre 9 e 11 anos, promovendo conhecimento sobre como agir em situações de emergência.
Nesta segunda-feira (4), cerca de 53 alunos da Emeief Prof.ª Raquel Aparecida Franceschi participaram da ação. Já nesta terça-feira (5), foi a vez da Emeief Prof. José Roberto Prada, onde 68 estudantes receberam o treinamento. A capacitação foi conduzida por Lucas Amurim de Araújo, supervisor do Núcleo de Capacitação e Desenvolvimento Humano da Saúde, e pela subcoordenadora do Samu, Fernanda Cantão.
Durante as atividades, os alunos aprenderam a lidar com casos de convulsão, desmaio, engasgo, fraturas, cortes e queimaduras. Fernanda alertou para mitos comuns, como o uso de manteiga ou pasta de dente em queimaduras. “A orientação correta é usar água corrente ou soro fisiológico em temperatura ambiente. Nada de gelo, pois o frio intenso também queima”, explicou. No caso de queimaduras por água-viva, deve-se aplicar vinagre sobre a área afetada.
Estudantes aprendem e compartilham vivências pessoais
O aluno Arthur Bertanha Miranda, de 10 anos, compartilhou que já sofreu acidentes domésticos e mostrou cicatrizes no queixo e na mão. “Aprendi o que fazer se alguém tiver uma convulsão. Já sei ajudar, mas em nome de Jesus, espero que isso não aconteça”, disse.
Além dos procedimentos de emergência, os alunos foram orientados sobre como acionar corretamente o Samu 192. As instruções incluem manter a calma, explicar a situação com clareza, informar se a vítima respira e está consciente, e fornecer o endereço completo com pontos de referência. O programa também combate os trotes, que causam prejuízos ao sistema de atendimento.
Com apoio da Secretaria de Educação, o Samuzinho já tem outras sete escolas municipais com participação agendada ao longo de agosto. São elas: Padre Maurício Sebastião Ferreira, Maria Thereza Silveira de Barros Camargo, Maria Madalena Vasconcellos da Silva, Deputado Laércio Corte, Vereador Mauro Sérgio Vieira e Profª Márcia Apª Della Coletta Sillmann.

