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Programa promoverá ações voltadas à paz dentro e fora das escolas em Limeira

Promover ações preventivas de enfrentamento a todos os tipos de violências dentro das unidades escolares é o objetivo do Programa de Cultura e Educação pela Paz, lançado nesta quarta-feira (8) pela Prefeitura de Limeira. O evento de apresentação do projeto foi realizado no Teatro Nair Bello com a presença do secretário de Educação, André De Francesco, e da vereadora Mayra Costa, representando o Legislativo, além de autoridades, educadores e assistentes sociais. A aluna Tainara da Cruz Barbosa, do 4º ano da Emeief Prof.ª Maria Madalena Vasconcellos da Silva, abrilhantou o lançamento com uma apresentação da música “A Paz é Você”. O vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos participou da abertura do evento.

A realização desse projeto vai de encontro ao plano de governo do prefeito Mario Botion, com a melhoria da rede municipal de ensino em todos os sentidos, conforme destacou o secretário André De Francesco. “Desde que assumimos, pensamos em como fazer a diferença. Hoje, estamos muito felizes por concretizarmos a criação desse programa, em que propomos pensar em ferramentas específicas para se trabalhar a cultura pela paz e a comunicação não violenta”, falou. Segundo Francesco, o principal aspecto desse programa é a prevenção.

A presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, participou do lançamento e comentou que a administração municipal já trabalha o enfrentamento às violências e que, agora, o programa oficializa essa discussão por meio de projetos que promovam a união entre as secretarias, as famílias, o poder público e os serviços. “Nós temos essa cultura de paz dentro de nós e precisamos colocá-la em evidência. Com isso, construiremos uma sociedade melhor”, citou.

A vereadora Mayra Costa lembrou do seu trabalho no combate à dependência das drogas, e que remete ao programa da prefeitura. “Agradeço a secretaria por ter esse olhar e desenvolver um programa tão válido”, afirmou.

DESENVOLVIMENTO
Os projetos de cultura e educação pela paz serão desenvolvidos nas escolas municipais com maiores índices de conflitos e de vulnerabilidade social. A diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Adriana Dibbern Capicotto, e a assistente social, do Serviço Social Educacional, e membro do Núcleo de Cultura e Educação pela Paz da pasta, Paula Bocaiuva, explicaram o desenvolvimento do programa, desde sua concepção até os objetivos gerais e específicos.

A diretora pedagógica explicou que o programa é gestado dentro das necessidades que as unidades escolares têm apresentado à secretaria. “O projeto tem como foco organizar e sistematiza ações que muitas escolas já realizam”, definiu Adriana. Ela destacou que a escola tem como função principal a formação e que existem diversos tipos de violência, desde a física até a simbólica, que serão trabalhadas dentro desse programa. “O nosso intuito é ir além da metodologia e trabalhar a formação humana”, completou.

O primeiro passo do programa, conforme Paula, é a criação do núcleo, com educadores que passarão por capacitações, para que se inicie a análise das unidades escolas que farão parte da primeira etapa do programa. Serão selecionadas dez unidades, inicialmente. Após o desenvolvimento dos projetos, o projeto será ampliado para as demais unidades. Depois, serão definidas duplas, sendo um profissional de assistência social e outro profissional da escola, que trabalharão em dupla no desenvolvimento as ações efetivas. “A execução dos projetos terá orientação do núcleo”.

Também participaram do lançamento do projeto o secretário de Comunicação Social, Antonio Peres, a chefe do Setor de Prevenção ao Uso das Drogas, Sônia Regina Malta, a membro da rede de mobilização social pela educação da Parceria pela Valorização da Educação (PVE), Cleusa Santos, a coordenadora da Casa dos Conselhos, Edilaine Schenke, a membro da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, Lidiana Apóstolo, o PM Romualdo Rodrigues, do policiamento escolar da Polícia Militar, além de profissionais das pastas de Cultura, Educação e Ceprosom.
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