Ícone do site Rápido no Ar

Programa “Mulheres de Peito” inicia exames de mamografia em Santa Bárbara

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Santa Bárbara d' Oeste

Mais uma opção para a realização de exames. Santa Bárbara d’Oeste iniciou nesta terça-feira (19) os atendimentos do Programa “Mulheres de Peito” (Carreta de Mamografia). Os exames são realizados em estrutura montada na Praça Ângelo Benith, localizada entre as Ruas Salvador e Maceió, ao lado da Paróquia Imaculada Conceição, no bairro Cidade Nova. Nesta quinta-feira (21), em virtude do feriado de Tiradentes, não haverá realização de exames.

A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Prefeitura, segue até o dia 30 de abril. Os exames são gratuitos e abertos também para mulheres de outras cidades da região.

O Programa “Mulheres de Peito” é mais uma oportunidade para as mulheres colocarem em dia seus exames, visando à prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

No local são atendidas mulheres entre 50 e 69 anos, mediante apresentação de RG e cartão SUS atualizado, e mulheres de 35 a 49 anos e acima de 70 anos, munidas de pedido emitido pelo SUS, RG e cartão SUS atualizado.

Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com distribuição de 50 senhas diárias e aos sábados, das 8 às 12 horas, com distribuição de 25 senhas.

O “Programa Mulheres de Peito” tem o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da realização do exame de mamografia, assim como a facilidade do acesso ao mesmo, por meio da agilidade de agendamento e garantia do tratamento após a confirmação do diagnóstico.

Em Santa Bárbara, a carreta será mais uma opção para a realização de mamografias, além das Unidades Básicas de Saúde e do Centro de Referência em Saúde da Mulher, onde o mesmo pode ser solicitado e agendado, por meio de pedido realizado pela enfermeira ou consulta médica.

Além dos serviços realizados na carreta, equipes da Secretaria de Saúde promovem diversas orientações no local, por meio do NES (Núcleo de Educação em Saúde), CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Centro de Referência em Saúde da Mulher e CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas). A iniciativa conta também com apoio da Paróquia Imaculada Conceição, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Secretaria de Promoção Social, SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social) e Associação Vinde a Luz.

teste
Sair da versão mobile