Ícone do site Rápido no Ar

Programa “Humanização” já encaminhou quase 700 pessoas em situação de rua de volta à família em Sorocaba

FOTOS: GCM/Divulgação

Desde que teve início, em janeiro deste ano, o programa “Humanização” vem promovendo um atendimento acolhedor e humanizado, voltado às pessoas em situação de rua, com a oferta de vários serviços essenciais, tais como: alimentação completa, cuidados de higiene, pernoite em local apropriado, emissão de segunda via de documentos, entre outros.

Porém, o intuito principal do programa é promover a reinserção dessas pessoas à sociedade, a começar pela reconexão com a própria família, para aqueles que tiverem essa possibilidade e desejo. Nesse aspecto, as equipes vêm agindo intensivamente e já proporcionaram o retorno ao lar de 684 pessoas até o momento, seja em Sorocaba mesmo ou em outros municípios.

“O retorno ao lar é feito de forma articulada, com a nossa equipe entrando em contato com os familiares e, também, com a Prefeitura e a equipe de assistentes sociais que atendem no município de origem de cada pessoa. Dessa forma, todos recebem orientação e encaminhamento adequado para esse importante reencontro com a família”, revela o secretário da Cidadania (Secid), Clayton Lustosa.

Na noite desta quarta-feira (25), as equipes do “HumanizAção Inverno”, formadas por integrantes da Secid, Controladoria Geral do Município e Serviço de Obras Sociais (SOS), com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e Urbes – Trânsito e Transportes, realizaram abordagens sociais a 29 pessoas, sendo que 25 delas aceitaram o convite para acolhimento no SOS.

As ações foram feitas nos seguintes locais: Praça Cel. Fernando Prestes, Centro de Triagem, Praça Frei Baraúna, Praça José Vicente Vanuchi, Av. Brasil, Av. Dr. Afonso Vergueiro e Rodoviária.

Quem tiver interesse em colaborar com o “HumanizAção Inverno” pode informar os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua, necessitando de auxílio e acolhimento. Basta ligar para o telefone: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) ou (15) 3212-6900 (Secid). Doações de alimentos não perecíveis, agasalhos ou cobertores também ajudam muito. Para contribuir, basta ligar para o Fundo Social de Solidariedade, pelo telefone: (15) 3238-2503.

teste
Sair da versão mobile