Ícone do site Rápido no Ar

Programa ‘Bombeiro na Escola’ forma 368 alunos em Limeira e fortalece a cultura de prevenção

Foto: Prefeitura de Limeira

Na manhã de quinta-feira (26), o prefeito Mario Botion esteve presente na cerimônia de encerramento do programa “Bombeiro na Escola”, que aconteceu no Teatro Nair Bello. Durante o segundo semestre, o programa foi implementado em quatro escolas municipais de Limeira, onde foram ministrados conhecimentos básicos de primeiros socorros, prevenção a incêndios e acidentes domésticos. Ao final do curso, 368 alunos do 5º ano receberam certificados de conclusão.

O evento contou com a presença de diversas autoridades e personalidades da cidade, incluindo o vereador Betinho Neves, o capitão Fábio Henrique Giovani, comandante do 1º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Piracicaba, e o secretário de Educação, André De Francesco. O mascote do Corpo de Bombeiros, Faísca, também marcou presença, animando as crianças presentes.

Botion fez questão de agradecer a parceria com o Corpo de Bombeiros e destacou a importância de fortalecer os laços entre a corporação e os estudantes. Ele citou ainda outro projeto similar, o “Educar Limeira”, que vem sendo desenvolvido nas escolas pela Guarda Civil Municipal (GCM). “A prevenção é a melhor solução e o ambiente escolar é o lugar ideal para disseminar o conhecimento e preparar as crianças para situações de emergência”, afirmou.

O programa “Bombeiro na Escola” teve início em agosto e priorizou unidades de ensino integral, como as escolas Aracy Guimarães, Maria Apparecida de Luca Moore, Tenente Aviador Ary Gomes de Castro (Ângelo Biasotto e Bairro dos Lopes) e Maria Aparecida Julianelli (Dona Marizinha). Nessas escolas, o bombeiro Igor Aguiar utilizou vídeos, apostilas e um boneco para demonstrar técnicas de desengasgamento.

O capitão Giovani destacou que as ações educativas são fundamentais para o Corpo de Bombeiros e que os alunos do 5º ano se mostraram bastante receptivos ao programa. “As atividades foram muito positivas e os estudantes entenderam bem os conceitos. Agora, eles irão compartilhar essas informações com suas famílias”, disse.

Pietro Eduardo Oliveira de Souza, de 11 anos, foi um dos alunos que recebeu o certificado. Ele contou que aprendeu, entre outras coisas, como agir em caso de incêndio. “É necessário colocar um pano molhado embaixo da porta para impedir a entrada de fumaça e, ao sair do local, andar agachado para evitar inalar a fumaça”, explicou Pietro, que agora sonha em ser bombeiro.

Após a cerimônia, as crianças que concluíram o curso participaram de uma atividade especial, onde tomaram um “banho de mangueira” providenciado por um caminhão do Corpo de Bombeiros. Os estudantes foram avisados previamente e levaram uma troca de roupa para a atividade.

https://static.rapidonoar.com.br/prefeitura/2023/testemunhal-outubro.mp4

teste
Sair da versão mobile