Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um professor e alunos de uma escola pública de São Paulo (SP) queimando máscaras de proteção contra covid-19 em uma churrasqueira dentro de uma sala de aula na última sexta-feira (18).
O caso aconteceu na Escola Estadual Francisco de Paula Vicente de Azevedo, localizada na região do Jardim Ângela, zona sul de São Paulo, um dia após o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciar a desobrigação do uso de máscaras em ambientes fechados, incluindo escolas.
As imagens mostram os alunos comemorando a atitude do professor. O profissional aparece jogando álcool nas máscaras dentro de uma pequena churrasqueira e pondo fogo nelas.
“Professor, coloca fogo”, diz um dos alunos. “Estamos livres desse coronavírus”. O professor ainda se ajoelha ao lado da churrasqueira com as máscaras em chamas e faz pose.
Em nota, a Secretaria Estadual de Educação informou que o caso foi registrado na Placon, plataforma que monitora as ocorrências e o dia a dia escolar. A escola fará um trabalho de conscientização com os alunos e professores.
Além disso, uma reunião com os responsáveis dos alunos que estavam com o professor na hora do ocorrido, foi marcada para esta segunda-feira (21). A secretaria lamenta o caso e repudia qualquer ação que coloque em risco a segurança dos alunos.
“Assim que tomou conhecimento, a direção da escola advertiu o professor e a Diretoria de Ensino está pedindo o afastamento do professor das atividades docentes a partir de segunda-feira”, informou a pasta.