A Prefeitura de Limeira, em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), realiza na próxima semana mais uma ação do programa Sistema Campo Limpo, voltada ao recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos. A iniciativa, que integra a política de logística reversa, ocorrerá em dois pontos de coleta na zona rural do município.
Pontos de entrega serão no Bairro dos Frades e Bairro dos Pires
Os produtores rurais poderão entregar as embalagens nos seguintes locais e datas:
-
Segunda-feira (24/11), das 8h às 15h
📍 Salão da Igreja São Francisco – Rodovia José Santa Rosa (LIM 249), km 11, Bairro dos Frades -
Terça-feira (25/11), das 8h às 15h
📍 Salão da Igreja Evangélica de Confissão Luterana – Via Martin Lutero (LIM 253), km 3,5, Bairro dos Pires
A ação conta com apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Agronegócios e Áreas Rurais, da Apamig (Associação de Preservação Ambiental de Minas Gerais) e da Coopercitrus.
Como entregar corretamente as embalagens
Para que o descarte seja aceito, é necessário que os produtores façam a tríplice lavagem, retirem as tampas, perfurem as embalagens e as armazenem em caixas de papelão abertas ou bags apropriadas, conforme exige a legislação ambiental.
“É uma atitude responsável, fundamental para garantir a segurança ambiental no campo e para proteger o solo, a água, os animais e toda a comunidade rural”, destacou a secretária Antonieta Polatto, que reforçou o convite aos agricultores da região.
Programa referência em logística reversa no agronegócio
Coordenado pelo Inpev, o Sistema Campo Limpo é reconhecido internacionalmente por seu modelo eficiente de logística reversa de embalagens de agrotóxicos. A proposta é evitar o descarte inadequado de materiais contaminantes no meio ambiente, protegendo o solo, os recursos hídricos e a saúde humana.
Além das ações itinerantes, o programa conta com centrais fixas de coleta, transporte especializado e destino final adequado — como reciclagem ou incineração.

