Martin Birch, produtor inglês que trabalhou com diversas bandas de metal e hard rock, incluindo Black Sabbath e Iron Maiden, faleceu aos 71 anos neste domingo (9).
O condutor da notícia foi o vocalista da banda Whitesnake, David Coverdale, que publicou em seu Twitter: “É com o coração muito pesado que eu acabei de saber que o produtor Martin Birch se foi… Martin foi uma grande parte de minha vida… Me ajudando desde da primeira vez que nos conhecemos até Slide It In… Meus pensamentos e rezas estão com sua família, amigos e fãs”.
Informações sobre a causa da morte ainda não foram divulgadas.
Birch iniciou sua carreira como engenheiro de som na década de 1960 e tem créditos em diversos álbuns da banda Fleetwood Mac e colaborou na mesma época, de 1969 a 1973, com trabalhos da banda Deep Purple.
Mais tarde, trabalhou com as bandas Rainbow, Öister Cult e Whitesnake, produziu a era Black Sabbath com Ronnie James Dio e se tornou o preferido pelos integrantes do Iron Maiden após ser o responsável por clássicos como “Killers” e “Fear of The Dark”.
Em seu currículo também estão álbuns de peso na indústria musical, como “Heaven nas Hell” e “Mob Rules”. O produtor e engenheiro do som se aposentou em 1992.