Ícone do site Rápido no Ar

Primeiro finalista da Copa do Mundo será conhecido hoje

FIFA

Argentina e Croácia se enfrentam hoje, às 16h, no Estádio Lusail, em Doha, pelas semifinais da Copa do Mundo do Catar. O vencedor pegará na final o ganhador de França x Marrocos, que jogam amanhã.

A Argentina conta com Lionel Messi, que vive grande fase. Vice em 2014 para a Alemanha, no Mundial realizado no Brasil, esta é a última chance de um dos maiores jogadores da história do futebol conseguir seu título mundial. Isso porque Messi já admitiu publicamente que esta é sua última Copa.

ADVERTISEMENT

A Argentina chegou ao Mundial com 36 jogos de invencibilidade. Perdeu a marca logo na estreia, com a derrota para a Arábia Saudita por 2 a 1, de virada. Mas se recuperou com duas vitórias consecutivas, ambas por 2 a 0, contra México e Polônia, que garantiram a classificação em primeiro lugar do Grupo C.

Nas oitavas de final passou pela Austrália por 2 a 1. Sofreu no fim da partida e foi salva pelo goleiro Martínez, que praticou um milagre nos acréscimos.

Nas quartas de final, outro sofrimento. Vencia a Holanda por 2 a 0, com gols de Molina e Messi (de pênalti), quando o grandalhão Weghorst marcou dois gols, aos 37 e aos 55 minutos do segundo tempo, deixando tudo igual. Na prorrogação houve empate sem gols e nos pênaltis os Hermanos venceram por 4 a 3.

A Croácia tem um dos melhores trios de meio-campistas do mundo, formado por Brozovic, Kovacic e Modric. Os atuais vice-campeões mundiais estão embalados por terem eliminado o Brasil nos pênaltis, após empate sem gols no tempo normal e por 1 a 1 na prorrogação.

A Croácia terminou em segundo lugar no Grupo F na primeira fase, atrás apenas do surpreendente Marrocos. Foram dois 0 a 0, contra Marrocos e Bélgica e uma goleada sobre o Canadá por 4 a 1.

Nas oitavas de final, teve uma enorme dificuldade contra o Japão. Empatou no tempo normal por 1 a 1 a na prorrogação por 0 a 0. Na disputa por pênaltis, brilhou a estrela do goleiro Dominik Livakovic, que defendeu três cobranças.
A Croácia é a primeira seleção a chegar na semifinal da Copa do Mundo com só uma vitória desde 1938. Os croatas jogaram 5 vezes e tiveram 4 empates e uma vitória de 4 a 1 contra o Canadá.

Em 1998, Argentina e Croácia se enfrentaram pela primeira vez em uma Copa do Mundo. Os Hermanos levaram a melhor e venceram por 1 a 0. No entanto, a memória mais fresca é a do Mundial de 2018, onde os europeus venceram impiedosamente os sul-americanos por 3 a 0.

Argentina x Croácia
Argentina – Martínez; Molina, Romero, Otamendi e Tagliafico; De Paul, Enzo Fernández e Alexis Mac Allister; Messi, Julián Álvarez e Di María. Técnico – Lionel Scaloni.
Croácia – Livakovic; Juranovic, Gvardiol, Lovren e Sosa; Modric, Brozovic e Kovacic; Pasalic, Kramaric e Perisic. Técnico – Zlatko Dalić.
Árbitro – Daniele Orsato (Itália)
Local – Estádio Lusail, em Doha, às 16h.

Sair da versão mobile