Que o clima não estará favorável para a Internacional hoje à tarde, isso é evidente. A derrota para a Ferroviária, no meio de semana, por 2 a 1, em Araraquara, deixou um ambiente pesado no Limeirão.
A Inter perdeu sua invencibilidade e, consequentemente o seu lugar no G-8, grupo dos classificados para a próxima fase do Campeonato Paulista da Série A-2.
O presidente Danilo Maluf tratou de “colocar panos quentes”, confirmando a continuidade de Alberto Félix no comando.
A Inter precisar dar uma resposta ao seu torcedor. Aliás, não esperem por um bom público em razão do tropeço na Fonte Luminosa. Nos dois primeiros jogos em casa, foram 800 pagantes na vitória sobre o São Bento por 2 a 0 e 1.100 no empate com o Taubaté por 1 a 1.
O torcedor conta nos dedos os dias para a volta de Miguel Bianconi. Como o “Senhor Limeirão” faz falta. Getúlio, que chegou com fama de goleador por suas passagens por Vasco, Goiás, CRB e Chapecoense, decepcionou muito nos três jogos que foi titular.
Bianconi, que em 23 jogos no ano passado marcou 11 gols, tentou treinar ontem para voltar ao time, mas voltou a sentir e foi novamente vetado pelo departamento médico.
O torcedor gostaria de ver mexidas no time, mas isso dificilmente vai acontecer. Se fizesse o certo, o treinador voltaria com a dupla de zaga Frazan e Lucas Santos, que deu certo na Série D do Brasileiro e colocaria mais um meia, tipo Gustavo Bochecha.
No ataque, Robinho, que entrou bem demais em Araraquara, poderia enfim, começar como titular no lugar de Getúlio. Até Nasson poderia herdar a vaga de Mário Henrique na lateral-esquerda. Mas nada disso deve acontecer.
O duelo será especial para Lucas Buchecha, que completará 50 jogos com a camisa leonina. O jogador é um dos prediletos da torcida e deve ser homenageado pela diretoria antes do jogo.
Santo André
O Ramalhão tem como técnico Maurício Cupertino. Como zagueiro, se destacou no Santos, mas para quem não sabe, vestiu a camisa da Inter no Paulistão de 1999. Foram 14 jogos e dois gols. Balançou a rede nas vitórias sobre Rio Branco (3 x 2) e Matonense (2 x 0), ambas no Limeirão.
Outro ex-Inter que está no time do ABC é o meia Élvis, fundamental no acesso da Inter na Batalha do Barão da Serra Negra de 2019. Foi dele o gol de empate nos acréscimos, que levou a disputa da vaga para os pênaltis.
O Santo André também está fora do G-8. O Ramalhão estreou com um empate com o Juventus por 3 a 3, na Rua Javari. Vencia por 3 a 1, quando deu bobeira nos minutos finais e cedeu a igualdade.
O sinal amarelo foi ligado após a goleada sofrida para o Monte Azul por 4 a 0, em pleno Bruno José Daniel. Na terceira rodada, o gol salvador de Miguel Barreto aos 35 minutos do 2º tempo na vitória sobre o XV de Piracicaba por 1 a 0, em casa, manteve o treinador no cargo.
Mas na rodada passada o Santo André conseguiu segurar o Votuporanguense, do técnico Paulo Roberto, até os 32 minutos do 2º tempo, quando Luiz Thiago marcou o gol da vitória do CAV.
O Santo André ocupa a 12ª posição, com quatro pontos, um a menos que a Inter, que está em 10º.
Confrontos
A Internacional venceu o Santo André no último confronto disputado no Limeirão. Em 25/05/2024, o Leão fez 3 a 0 no rival pela primeira fase da Série D do Brasileiro, gols de Cesinha, Albano e Rafael Silva. Esse resultado interrompeu uma sequência de três vitórias seguidas do Ramalhão no Major Levy.
São 29 confrontos no Limeirão até hoje. A Inter venceu 17, empatou 4 e perdeu 8 vezes para o time do ABC. O ataque leonino marcou 42 gols contra 28 do time visitante.
Os dois times decidiram a Série A-2 de 2019. No Major Levy deu Inter por 2 a 1, com gols de Marquinhos e Tcharlles. E no Bruno José Daniel, o Santo André fez 3 a 1 e ficou com o título.
Por conta deste terceiro vice consecutivo, João Vallim não teve o seu contrato renovado. O treinador já tinha perdido os títulos da Série A-3 de 2017 para o Nacional, em pleno Limeirão e o da Copa Paulista do mesmo ano para a Ferroviária, em Araraquara.
No total são 64 confrontos, com 25 vitórias leoninas, 17 empates e 22 resultados positivos para o Ramalhão. O Leão marcou 70 gols e sofreu 69.
Situação
A 5ª rodada terá hoje: às 15h – Taubaté x Ferroviária; 16h – Internacional x Santo André e Água Santa x Sertãozinho; 18h – Votuporanguense x Linense, XV de Piracicaba x Osasco e Grêmio Prudente x Juventus e às 19h – São José x Monte Azul. No domingo, às 18h – Ituano x São Bento.
A classificação está assim: 1) Ferroviária e Ituano 8, 3) Monte Azul, Água Santa, Votuporanguense e Juventus 7, 7) Linense, Osasco e Sertãozinho 6, 10) Inter de Limeira 5, 11) XV de Piracicaba e Santo André 4, 13) São José, Grêmio Prudente e Taubaté 3 e 16) São Bento 0.
Resultados da 4ª rodada: Juventus 3 x 2 Taubaté, Sertãozinho 1 x 1 Grêmio Prudente, São Bento 0 x 1 Monte Azul, Votuporanguense 1 x 0 Santo André, Linense 1 x 3 Ituano, Osasco 2 x 1 São José, Ferroviária 2 x 1 Inter de Limeira e XV de Piracicaba 0 x 0 Água Santa.
Internacional x Santo André
Internacional – Saulo; Breno Santos, Frazan, Eduardo Porto e Mário Henrique; Lucas Santos, Lucas Buchecha, Luiz Guilherme e Claudinho; Rafael Oller e Getúlio. Técnico – Alberto Félix. Técnico – Alberto Félix.
Santo André – Gabriel Gasparetto; Michel Ribeiro, Henrique Cayres, Victor Luiz e Davi Castro; Ferreira, Mauro e Elvis; Juan Kelsen, Rafael Tanque e Daniel Davi. Técnico – Maurício Cupetino.
Árbitro – Caio Carvalho Pereira
Assistentes – Felipe Camargo Moraes e Diogo Cruz Freire
Local – Limeirão, às 16h.

