Ícone do site Rápido no Ar

Pressão 12 por 8 é agora pré-hipertensão, segundo nova diretriz brasileira

Foto: Divulgação/SESA/Governo do Paraná

A tradicional referência de pressão arterial considerada “normal” foi revista por especialistas. A nova Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial 2025 passa a classificar a pressão de 12 por 8 (120×80 mmHg) como pré-hipertensão, e não mais como ideal, como era até então. A mudança foi anunciada nesta sexta-feira (19) por sociedades médicas especializadas em cardiologia, nefrologia e hipertensão.

A reclassificação tem como objetivo principal detectar precocemente indivíduos com risco cardiovascular elevado. Com isso, médicos poderão adotar medidas preventivas antes que o quadro avance para a hipertensão propriamente dita. A diretriz também reforça a importância de intervenções não medicamentosas, como alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos e controle do estresse.

A pressão arterial será considerada “normal” apenas se estiver abaixo de 12 por 8, conforme os novos parâmetros.

Apesar da nova categorização para a pré-hipertensão, a diretriz mantém os níveis de diagnóstico da hipertensão arterial em 14 por 9 (140×90 mmHg) ou mais. A classificação continua dividida em estágios 1, 2 e 3, dependendo dos valores obtidos nas aferições feitas por profissionais de saúde em ambiente clínico.

A Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial 2025 foi elaborada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), em conjunto com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). Segundo a SBC, o documento é “essencial para orientar a prática clínica de cardiologistas em todo o país” e segue as evidências mais recentes da medicina preventiva.

Sair da versão mobile