Ícone do site Rápido no Ar

Prefeitura quer repassar R$ 1 milhão para ajudar na reconstrução do Mercado Municipal de Piracicaba

A Prefeitura de Piracicaba protocolou nesta segunda-feira (22) um Projeto de Lei na Câmara Municipal que autoriza o repasse de R$ 1 milhão à Associação do Comércio Varejista do Mercado Municipal para auxiliar na reconstrução do Mercado Municipal, atingido por um incêndio em julho de 2025.

A proposta ainda será analisada pelos vereadores. Se aprovada, permitirá a transferência dos recursos para a continuidade das obras de recuperação do prédio histórico.

Seguro não cobriu toda a reconstrução

Segundo a Prefeitura, a indenização recebida pela associação por meio do seguro não foi suficiente para custear toda a restauração do imóvel, que é tombado como patrimônio histórico do município.

A segunda etapa das obras está orçada em R$ 1.745.904,78 e corresponde à conclusão da reconstrução do mercado.

A administração do espaço é realizada por meio de uma parceria público-privada entre a Prefeitura e a Associação dos Comerciantes.

Primeira fase já consumiu R$ 2,4 milhões

Os recursos do seguro foram utilizados integralmente na primeira etapa da recuperação, que recebeu investimento de aproximadamente R$ 2,4 milhões.

Entre os serviços já executados estão:

Mercado é patrimônio histórico da cidade

De acordo com a justificativa enviada à Câmara, o Mercado Municipal possui grande relevância histórica, cultural e econômica para Piracicaba.

O local é considerado um dos principais pontos de comércio e abastecimento da cidade, além de movimentar a economia por meio dos permissionários e da circulação de moradores e turistas.

A associação informou ainda que busca outras fontes de recursos para complementar o valor necessário à conclusão das obras.

Incêndio atingiu 17 boxes

O incêndio ocorreu na madrugada de 23 de julho de 2025 e atingiu 17 boxes do Mercado Municipal.

Apesar dos danos, não houve vítimas.

Após o incêndio, o prédio precisou ser interditado para avaliações estruturais, limpeza e início dos trabalhos de recuperação.

Para reduzir os impactos aos comerciantes, a Prefeitura instalou módulos provisórios no estacionamento do próprio mercado, permitindo a continuidade das atividades dos permissionários enquanto as obras seguem em andamento.

Sair da versão mobile