A Prefeitura de Piracicaba protocolou nesta segunda-feira (22) um Projeto de Lei na Câmara Municipal que autoriza o repasse de R$ 1 milhão à Associação do Comércio Varejista do Mercado Municipal para auxiliar na reconstrução do Mercado Municipal, atingido por um incêndio em julho de 2025.
A proposta ainda será analisada pelos vereadores. Se aprovada, permitirá a transferência dos recursos para a continuidade das obras de recuperação do prédio histórico.
Seguro não cobriu toda a reconstrução
Segundo a Prefeitura, a indenização recebida pela associação por meio do seguro não foi suficiente para custear toda a restauração do imóvel, que é tombado como patrimônio histórico do município.
A segunda etapa das obras está orçada em R$ 1.745.904,78 e corresponde à conclusão da reconstrução do mercado.
A administração do espaço é realizada por meio de uma parceria público-privada entre a Prefeitura e a Associação dos Comerciantes.
Primeira fase já consumiu R$ 2,4 milhões
Os recursos do seguro foram utilizados integralmente na primeira etapa da recuperação, que recebeu investimento de aproximadamente R$ 2,4 milhões.
Entre os serviços já executados estão:
- Demolição das estruturas comprometidas;
- Remoção dos materiais danificados;
- Reconstrução de paredes internas e laterais;
- Instalação da estrutura metálica;
- Construção do novo telhado;
- Regularização do solo;
- Implantação da infraestrutura hidráulica;
- Construção das divisórias dos boxes;
- Instalação de uma caixa d’água de 50 mil litros para a rede de hidrantes.
Mercado é patrimônio histórico da cidade
De acordo com a justificativa enviada à Câmara, o Mercado Municipal possui grande relevância histórica, cultural e econômica para Piracicaba.
O local é considerado um dos principais pontos de comércio e abastecimento da cidade, além de movimentar a economia por meio dos permissionários e da circulação de moradores e turistas.
A associação informou ainda que busca outras fontes de recursos para complementar o valor necessário à conclusão das obras.
Incêndio atingiu 17 boxes
O incêndio ocorreu na madrugada de 23 de julho de 2025 e atingiu 17 boxes do Mercado Municipal.
Apesar dos danos, não houve vítimas.
Após o incêndio, o prédio precisou ser interditado para avaliações estruturais, limpeza e início dos trabalhos de recuperação.
Para reduzir os impactos aos comerciantes, a Prefeitura instalou módulos provisórios no estacionamento do próprio mercado, permitindo a continuidade das atividades dos permissionários enquanto as obras seguem em andamento.

