Ícone do site Rápido no Ar

Prefeitura garante que não haverá regressão e fechamento de comércio em Limeira

Apesar da prorrogação da quarentena em Limeira (SP), bem como em todo o Estado de São Paulo, o secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Limeira, Daniel de Campos, garante que o município não deve voltar a restringir atividades no próximo mês. O assunto seria alvo de rumores na cidade, mas foi classificado como “fake news” pelo secretário.

Segundo Campos, Limeira publicou na última segunda-feira (16) um decreto com a prorrogação da quarentena até o próximo dia 30 seguindo a mesma diretriz do Governo Estadual. “Não vemos possibilidade de regressão para a fase amarela, laranja ou vermelha. O que temos são condições de avançar (Limeira e toda a região de Piracicaba) para a fase azul”, pontua.

O governo do Estado de São Paulo adiou na última semana o anúncio da reclassificação das fases do chamado Plano São Paulo, que trata da retomada das atividades diante da pandemia do novo coronavírus. Ainda assim, o secretário se diz confiante quanto ao avanço de Limeira.

“Estamos confiantes de que iremos progredir para a fase azul, logicamente dependendo do Governo do Estado. Todos nossos índices estão de acordo para avançarmos”, afirma.

PRORROGAÇÃO
Sobre o decreto que prorroga a quarentena em Limeira, seguindo a determinação estadual, Campos afirma que enquanto a doença persistir no Estado a medida será mantida. “O coronavírus está em todo o Estado de São Paulo, ainda está contagiando pessoas e ainda tem levado pessoas a óbito”, afirma. “Deixaremos de estar em estado de quarentena quando a doença estiver em níveis extremamente baixos ou tiver a vacina”, considera.

Campos avalia o progresso da cidade de Limeira no combate à disseminação da Covid. “Quando estávamos no auge da pandemia tínhamos 260 a 270 infectados por dia. Hoje isso caiu para entre 40 e 50. Chegamos a ter óbitos diariamente e hoje passamos 4 a 5 dias sem óbitos. Estamos com um índice extremamente baixos de infecção e de óbito”, avalia.

O secretário indica que as medidas sanitárias, como evitar aglomerações, o uso obrigatório de máscaras e o hábito de lavar as mãos e passar o álcool gel, sejam mantidos. “Não podemos descuidar. Só vamos regredir se nos descuidarmos. Mas a população tem respeitado as normas de higiene e graças a isso temos progredido de fase e com certeza passaremos para a fase azul”, afirma.

teste
Sair da versão mobile