Ícone do site Rápido no Ar

Prefeitura de Sorocaba entrega revitalização do Canil da GCM

FOTO: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, em parceria com a iniciativa privada, concluiu a revitalização do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM), localizado no bairro Vila Rica. A entrega das obras ocorreu na tarde desta quarta-feira (22), ocasião em que o espaço recebeu o nome do GCM Marco Antônio de Campos, já falecido, em uma singela homenagem ao servidor pelos anos de serviços prestados à população.

Os serviços de revitalização do espaço, que tiveram início no dia 18 de agosto, foram executados pela CRB Construtora em uma parceria público-privada com a Prefeitura, sem custos ao Município. A empresa, inclusive, doou todos os materiais utilizados na reforma. As obras incluíram a concretagem de toda a área destinada ao treinamento dos cães, com o nivelamento do pátio, instalação de sistema de drenagem e urbanização, além da pintura das instalações externas.

PUBLICIDADE

A inauguração contou com a presença dos secretários municipais Coronel Vitor Gusmão (Segurança Urbana – Sesu), Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), Luiz Antonio Zamuner (Cultura – Secult) e Fernanda Burattini (Comunicação – Secom), além do comandante da GCM, Henrique de Agrella; do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; o coordenador do Canil, GCM Wellington Torres, acompanhado do cão terapeuta Buddy; e o presidente da CRB Construtora, Rober Barros. O vereador Fábio Simoa esteve representado pelo seu chefe de gabinete, Rubinho Nascimento.

“Graças a essa parceria, o Canil ganhou um espaço mais operacional e adequado para o adestramento dos cães, onde o treinamento pode ocorrer faça sol ou chuva, o que não era possível antes, devido ao chão de terra”, disse o secretário de Segurança Urbana.

O presidente da CRB Construtora destacou a sensação de dever cumprido ao entrar no Canil, após constatar tudo o que foi feito no local. “Particularmente, eu me sinto muito contente em estar aqui e notar toda essa mudança. Isso é só o começo, pois podemos e queremos fazer muito mais por essa nossa cidade”, revelou.

Denominação do Canil da GCM

Durante a entrega das obras ainda houve o descerramento da placa de denominação do Canil da GCM, que passa a levar o nome do GCM Marco Antonio Campos, já falecido. A homenagem nasceu a partir de indicação do vereador Fábio Simoa.

Kátia Cristina da Silva Campos e Kayla Campos Lima, respectivamente, filha e neta do homenageado, acompanharam o ato. “Meu pai foi um homem leal, carinhoso, amigo e sempre estava disposto a proteger e orientar quem precisasse. Estamos muito orgulhosos com essa homenagem”, disse Kátia.

Agrella, comandante da GCM, trabalhou com o GCM Campos durante três anos e comentou que a lembrança é mais do que justa. “Jamais conheci uma pessoa mais educada e gentil do que o GCM Campos. Muito nos honra eternizar o nome dele neste Canil, ainda mais diante de todos os momentos positivos que ele passou junto à Guarda Civil Municipal de Sorocaba”, complementou.

O Canil da GCM foi fundado em 15 de março de 2018 e conta com quatro cães. Três deles são utilizados no patrulhamento preventivo e ostensivo, sendo um rottweiler, com treinamento em guarda e proteção, e dois pastores-belgas-malinois, que ainda atuam no farejo de drogas. O outro animal que integra a equipe da Guarda Civil Municipal é o cão terapeuta Buddy, um golden retriever que realiza serviço integrativo com a sociedade, voltado à socialização.

Sair da versão mobile