Ícone do site Rápido no Ar

Prefeitura de Piracicaba irá formar nesta quarta-feira 152 agentes de saúde no programa “Saúde com Agente”

A Secretaria de Saúde de Piracicaba (SP) irá realizar nesta quarta-feira (4), a formatura de 152 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que já atuam na rede municipal, no programa “Saúde com Agente”, iniciativa do Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES).

A cerimônia terá início às 20h, no salão da Igreja Farol das Nações (avenida Alberto Vollet Sachs, 2.820, Vila Independência). O curso também tem como parceiros a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Piracicaba conta hoje com 295 agentes de saúde, que atuam diretamente com a população em ações de promoção à saúde e prevenção de doenças (leia abaixo).

PUBLICIDADE

De acordo com a SMS, o Saúde com Agente é considerado o maior programa de formação técnica na área da saúde no formato híbrido – metodologia na qual estudantes vivenciam o processo de aprendizagem por meio das modalidades presencial e à distância, de forma integrada – do país. Os agentes piracicabanos participaram da formação semipresencial, com carga horária de 1.275 horas e duração mínima de 10 meses.

Conforme explicou o secretário de Saúde, Douglas Koga, o intuito da capacitação é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento. “A iniciativa visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros. Além disso, também reforça a valorização dos agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas”.

O QUE FAZ – O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um dos profissionais que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde e desenvolve ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades, sendo o profissional que realiza a integração dos serviços de saúde da atenção básica com a comunidade.

Sair da versão mobile