Ícone do site Rápido no Ar

Prefeitura de Piracicaba atua para minimizar efeitos da chuva forte

Rio Piracicaba - Foto: Guilherme Valdanha

A Prefeitura, por meio de força-tarefa que reúne várias secretarias, atua para minimizar os efeitos da chuva forte que atingiu Piracicaba no fim da tarde desta terça-feira, (10). Foram registrados alagamentos em alguns pontos, como a avenida 31 de Março, no cruzamento com a avenida Água Branca, e na rua Gomes Carneiro, imediações do Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Também houve pontos de alagamento no bairro Jaraguá. A água baixou rapidamente.

O volume de chuva foi grande, o que fez com que alguns córregos também transbordassem, como foi o caso do córrego do Enxofre, que invadiu o asfalto no cruzamento das avenidas Jaime Pereira e Abel Pereira. Às 19h a água já havia baixado no trecho e os veículos puderam passar pela via.

Na comunidade Portelinha, um barraco foi invadido pelas águas do córrego Jaú e interditado pela Defesa Civil. Não houve vítima e a família foi para a casa de parentes. Amanhã, equipes da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) farão o cadastramento dessa família.

Em outra ocorrência, também na Portelinha, um barraco foi levado por deslizamento de terra. O Corpo de Bombeiros foi acionado e até as 19h30 fazia a retirada do material. Não há informações sobre vítimas nessa ocorrência.

A Prefeitura fará a limpeza das vias atingidas pelo transbordamento dos córregos o mais rápido possível.

MONITORAMENTO

A chuva ficou concentrada em Piracicaba. Dessa forma, o rio Piracicaba está com a altura de nível normal, assim como a vazão. A Prefeitura, por meio da Defesa Civil, segue monitorando a situação dos rios e dos pontos que podem alagar em Piracicaba. São eles: avenida Armando de Salles Oliveira, entre o Terminal Central de Integração (TCI) e avenida Independência, avenida 31 de Março e rua Gomes Carneiro com rua Santa Cruz. Motoristas e pedestres devem evitar esses locais em caso de chuvas fortes.

Em relação ao rio Piracicaba, em caso de transbordamento, os pontos de alagamento ficam na região da Rua do Porto, avenida Beira Rio, Bongue, avenida Cruzeiro do Sul, avenida Jaime Pereira, Ondas, Algodoal, Ondinhas, São Francisco, Estoril, Jupiá, Gran Park e Ártemis.
No caso do rio Corumbataí, os pontos que podem alagar ficam em Santa Terezinha, Vila Rios e IAA-Bessy.

O ribeirão Piracicamirim pode transbordar em pontos no Serra Verde, Ipanema, Astúrias, Bosque da Água Branca, Maracanã, Morumbi, Vila Independência e trechos da avenida Alberto Vollet Sachs.
As pessoas que vivem em áreas de risco e se sentirem em perigo podem ligar para os telefones 199 (Defesa Civil) e 153 (Guarda Civil), Corpo de Bombeiros (193) e solicitar apoio.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo disponibiliza um canal de informações para a população, que alerta para eventos meteorológicos. Para receber os informes no celular, basta enviar um SMS com o número do CEP da residência para o número 40199. Informações gerais podem ser acessadas em: http://www.spalerta.sp.gov.br/.

teste
Sair da versão mobile