Uma força-tarefa da Prefeitura de Piracicaba (SP), que reúne diversas secretarias municipais, Guarda Civil Municipal e Defesa Civil, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e polícias Militar e Civil, acompanha desde o início da manhã desta quarta-feira (23), a situação do Mercado Municipal que foi atingido por um incêndio na madrugada. O prefeito Helinho Zanatta também esteve no local para avaliação e atendimento dos permissionários.
A gestão do Mercado Municipal, que fica na Praça Dr. Alfredo Cardoso, 1.336, Centro, é feita por meio de parceria público-privada entre a Prefeitura e a Associação de Comerciantes do Mercado Municipal.

O incêndio teve início por volta das 2h e os bombeiros foram acionados se deslocando, prontamente, para o local. O Mercadão está, neste primeiro momento, totalmente interditado. A Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos e o Corpo de Bombeiros iniciarão em breve o rescaldo do incêndio, para retirada do material atingido pelo fogo, a fim de eliminar possíveis novos focos de fogo.
Na sequência, será iniciada a limpeza do espaço e, então, será liberada a entrada dos permissionários para que eles avaliem a situação de cada um de seus boxes. “O Mercadão Municipal conta com área de 3.367 metros quadrados e cerca de 25%, segundo a prefeitura, foi atingido pelo fogo.
FUNCIONAMENTO GRADUAL
A área afetada pelo fogo está isolada com tapumes metálicos, para que o espaço que não foi atingido volte a funcionar para o público gradualmente. Após a limpeza, será elaborada análise estrutural para atestar se as partes de alvenaria foram impactadas e se poderão ser reaproveitadas na reconstrução da área atingida”, explicou o secretário de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, Luciano Celêncio.
Celêncio ainda destacou que a Associação mantém um seguro para a estrutura geral do Mercado Municipal, mas alguns dos permissionários possuem seguro próprio. Os que não contam com seguro, de acordo com o secretário, serão chamados para uma reunião entre Prefeitura e Associação, de modo que sejam tomadas medidas de amparo a esses lojistas.
“Ainda não há previsão do retorno, mas a Prefeitura avalia a possibilidade de liberação gradual a partir de amanhã (24), se os órgãos competentes – Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Secretarias Municipais – atestarem a segurança do prédio. Vamos restabelecer a energia elétrica após a limpeza do local, para que os permissionários sigam trabalhando”, enfatizou o prefeito Helinho Zanatta.
