A Secretaria de Saúde de Limeira (SP) informou na tarde desta sexta-feira (29) que vai adiar por um mês o fechamento temporário da UBS do Anavec. A decisão foi tomada na manhã desta sexta-feira (29), durante reunião entre o secretário da Pasta, Vitor Santos e o prefeito Mario Botion (SPD). O fechamento estava previsto para ocorrer a partir do dia 3 de novembro, próxima quarta-feira. O atendimento dos pacientes desta unidade seria transferido para a UBS do Jardim Planalto, até que um novo imóvel no Anavec fosse encontrado para abrigar a UBS.
De acordo com o secretário e o prefeito, o entendimento para manter o atendimento no Anavec por mais um mês foi adotado por motivos operacionais e de ordem técnica. “Vamos ter que fazer alguns ajustes, antes da mudança provisória se concretizar”, afirmam. Assim, os atendimentos no Anavec seguem até o dia 30 de novembro, quando os pacientes do bairro serão direcionados a buscar os serviços médicos no Planalto a partir de 1º de dezembro.
A UBS precisará deixar o local para atender a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre a Prefeitura e o Ministério Público (MP), em 2016. O documento determina a adequação de todas as unidades de saúde do município para oferecer acessibilidade às pessoas com deficiência física.
Segundo a Secretaria de Saúde, o imóvel que abriga atualmente a UBS do Anavec é alugado e por isso, não pode passar por obras de adequação. A diretora de Atenção Primária à Saúde, Faedra Rosada, explicou que não foi localizada na região outra casa que atenda às exigências de acessibilidade e que comporte adequadamente uma unidade de saúde. A Prefeitura afirma que vai continuar fazendo buscas na região por um imóvel compatível, e dessa forma, retomar o atendimento dentro do próprio bairro. Segundo apurado pelo Rápido no Ar, na tarde desta sexta-feira vereadores estão reunidos na unidade em reunião com a prefeitura.