Ícone do site Rápido no Ar

Prefeitura de Limeira terá programa voluntário de estudantes de medicina

Uma parceria da Prefeitura de Limeira e a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo trará ao município o Programa Expedições Científicas e Assistenciais (Peca), um projeto inovador que proporcionará mil consultas gratuitas na área de saúde. Para tanto, o município receberá estudantes, residentes e professores da faculdade, totalizando 300 participantes, que atuarão voluntariamente de 25 de janeiro a 1º de fevereiro de 2017.

Segundo o prefeito Paulo Hadich, a escolha de Limeira para sediar o Peca foi o resultado de esforços da atual administração municipal, que reuniu-se diversas vezes com a coordenação da Santa Casa nos últimos dois anos. “Essa decisão reflete a sólida estrutura de Limeira na área de atenção básica à saúde. Seremos beneficiados com a presença de uma das melhores instituições de ensino médico superior do país, e ao mesmo tempo, iremos colaborar na formação de profissionais mais compromissados com as questões de saúde pública”, afirmou.

O Secretário de Saúde, Alexandre Ferrari, informa que os pacientes serão agendados pela própria Secretaria de Saúde. “Todos os atendimentos serão realizados com data e hora marcada, não haverá pronto atendimento”, frisou. O local escolhido para abrigar a iniciativa foi a Emeief Major José Levy Sobrinho, na Vila Esteves.

O Peca foi criado com o objetivo de levar atendimento e informação à população, e paralelamente, dar aos alunos a oportunidade de aprender além dos limites do hospital, tornando-se profissionais mais humanizados e compromissados com as questões de saúde pública. Desde a primeira edição, em 2005, já realizou mais de 13.500 consultas médicas, 200 cirurgias, beneficiando 5.921 pessoas em nove municípios.

O orientador do Peca, Paulo Carrara de Castro, que é chefe do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, está otimista com a vinda do projeto a Limeira. “A ideia é auxiliar o município no atendimento à saúde, e ao mesmo tempo, permitir a vivência de estudantes e residentes em uma cidade do interior paulista, que apresenta uma cultura diferente da região metropolitana.”

Crédito Foto: Imagem Ilustrativa

Informações: Assessoria de Comunicação da Prefeitura

teste
Sair da versão mobile