Ícone do site Rápido no Ar

Prefeitura de Limeira revisa Diretrizes de Iluminação Pública; medida prevê melhor eficiência energética

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, realizou a primeira revisão das Diretrizes de Iluminação Pública (D.I.P). A medida atende a atualização da Norma ABNT NBR-5101:2018, que prevê uma melhor eficiência energética devido aos avanços na qualidade e desempenho dos produtos que estão disponíveis no mercado, além de ajustes nos fatores de uniformidade para categorização e classificação de trechos viários. “Com as diretrizes, o município ganha em qualidade na iluminação, o que reflete também em segurança. Agora, os empreendedores e projetistas terão um roteiro a seguir bem definido. O futuro é que todo o parque de iluminação da cidade se enquadre nestas diretrizes”, destacou o secretário da pasta, Dagoberto Guidi.

As diretrizes serão aplicadas para as novas expansões de redes de iluminação pública e principalmente aos novos empreendimentos, permitindo que os projetos de rede urbana, dotados com o sistema de iluminação pública, sejam elaborados e desenvolvidos dentro de padrões de qualidade e atendendo a constantes modernizações da tecnologia LED. “As diretrizes técnicas normalizarão e atenderão as padronizações quanto ao fornecimento de iluminação na área urbanizada. A tecnologia utilizada do tipo LED proporcionará eficiência de energia, qualidade de luz emitida, além da percepção visual dos munícipes, que valoriza o espaço do sistema viário e o calçamento do nosso município”, explicou o chefe de Divisão de Iluminação Pública, Antonioni Rosada.

A revisão foi elaborada, a partir das Normas Técnicas Brasileiras (NBR) vigentes no país, levando-se em conta as características das ruas e avenidas de Limeira, bem como a projeção do crescimento e futuras tecnologias a serem adicionadas nas luminárias. “As atualizações das diretrizes técnicas são importantes para mantermos a sustentabilidade e a modernização da iluminação pública no perímetro urbano dos novos empreendimentos, principalmente por estarmos numa época onde os avanços tecnológicos ocorrem de forma rápida e constante”, explicou o engenheiro da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Marcos Carnevali.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile