Ícone do site Rápido no Ar

Prefeitura de Limeira realiza sorologia em capivaras que habitam o Parque Ecológico

A Prefeitura de Limeira realiza nesta quinta-feira (31) a coleta de amostras de sangue (sorologia) das capivaras que habitam o Parque Ecológico do Jardim do Lago, em Limeira (SP). A ação tem como objetivo detectar se elas carregam o agente causador da febre maculosa, a Rickettsia rickettsii. As amostras de sangue serão coletadas de 14 animais adultos. A Secretaria de Saúde de Limeira recebeu autorização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, via Coordenadoria de Fauna Silvestre, para o procedimento.

A gerente da Divisão, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, explica que a previsão é finalizar a sorologia ainda hoje. “Os animais são sedados, microchipados e marcados (com raspagem dos pelos para facilitar a visualização). Após a coleta e recuperação, as capivaras voltam ao seu habitat natural”, disse.

PUBLICIDADE
Foto: Divulgação / Prefeitura de Limeira

Os exames serão encaminhados ao Laboratório de Zoonoses e Doenças Transmitidas por Vetores (LabZoo), da Divisão de Controle de Zoonoses de São Paulo. Além da presença ou não da Rickettsia rickettsii, os técnicos identificarão o sexo dos animais.

Se o resultado indicar positivo, é sinal de que o animal já teve contato com a bactéria e possui anticorpos. “O animal está imune a uma nova infecção e não é transmissor da bactéria”, enfatizou Pedrina. Já o resultado negativo significa que o animal é susceptível ao contágio da bactéria. “Nesses casos, o procedimento a ser adotado será decidido pelo governo estadual”, frisou Pedrina.

Sair da versão mobile