No último sábado (27), a Prefeitura de Limeira fiscalizou aglomerações e a abertura de estabelecimentos comerciais cuja atividades são consideradas não essenciais. Foram 23 notificações de fechamento de comércios e sete autuações, a maior parte em festas familiares.
Entre as autuações, está a de um bar que estava aberto para consumo no local – nesse caso, ele já havia sido notificado e, na reincidência, foi multado. As demais autuações foram em festas familiares em áreas de lazer do Jardim São Miguel, Jardim Santo André e Residencial Nobreville – no último bairro, a fiscalização também passou por residências.
A ação contou com fiscais da Divisão de Fiscalização de Posturas, Vigilância Sanitária, Tributário e Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, e apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM). A fiscalização é baseada no Decreto Municipal 232/2020, que suspendeu a flexibilização da quarentena para estabelecimentos não essenciais e proíbe festas com aglomeração de pessoas – nesse caso, tanto proprietário do imóvel como organizador são multados. Denúncias devem ser feitas no 156, 153 e 190.