A Prefeitura de Limeira, em conjunto com forças de segurança, fará intervenções parciais em diversos locais da cidade como tentativa de ampliar a taxa de isolamento social na cidade. A medida foi discutida em reunião nesta manhã, no gabinete do prefeito Mario Botion, com entidades locais como Acil, Sicomércio, Ciesp, ALJ, Polícia Militar e secretarias de Segurança Pública; Desenvolvimento, Turismo e Inovação; Mobilidade Urbana; Assuntos Jurídicos; Comunicação Social e demais áreas da administração municipal.
Dados do governo estadual apontam o município com um baixo isolamento – a semana passada terminou e está começou com 38%, de acordo com o Sistema de Monitoramento Inteligente que leva em conta o deslocamento. Isso através de dados de telefonia móvel.
As intervenções, revela o prefeito, vão ser feitas em alguns pontos estratégicos da cidade. Elas têm início a partir de hoje (6) à tarde. “Fizemos um estudo e as interdições parciais vão ocorrer no sentido bairro-Centro. Uma das faixas ficará livre para a circulação de veículos”, detalha. Segundo Mario Botion, a medida ainda tem como objetivo colocar Limeira entre as cidades que poderão flexibilizar o funcionamento do comércio, a partir de segunda-feira, dia 11.
A quarentena estadual anunciada em março – e atualmente em prorrogação – vai levar em conta não somente a questão científica e os casos confirmados do novo coronavírus. Mas também a taxa de isolamento social. O governador João Dória já anunciou que é necessário ter, no mínimo, um percentual de 50%. “Como é uma questão aguardada pelos setores, e também por uma parcela da população, precisamos aumentar o índice de isolamento social. Caso contrário ficaremos de fora da flexibilização. É importante que a população contribua”, avalia o chefe do Executivo. Ele ainda destaca: “O nosso desafio é atingir a meta de 60% de isolamento e, portanto, precisamos da contribuição da coletividade. Fiquem em casa. Essa ação é para o bem de todos.”