O prefeito Luciano Almeida participou, no último sábado, 08/05, da audiência pública que abordou a criação da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP), no auditório da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba). Também estiveram presentes no encontro o vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, o deputado estadual Roberto Morais, que solicita a criação da RMP desde 2014 por meio de projeto de Lei, e representantes (prefeitos e presidentes das Câmaras) das demais cidades que devem fazer parte da RMP.
O prefeito espera avanço no desenvolvimento de toda região a partir da criação da Região Metropolitana de Piracicaba. “Nada se faz sozinho hoje, não dá para ser uma ilha de prosperidade em um mar de pobreza. Damos um passo a mais e muito importante nesse caminho de crescimento”, afirma Luciano Almeida.
De acordo com a assessoria de imprensa do deputado Roberto Morais, o projeto de criação da RMP agora segue para a apreciação da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e, após ser aprovado, a RMP será implantada.
Ao todo, 25 municípios devem fazer parte da Região Metropolitana. São eles: Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Laranjal Paulista, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro).
Para o vice-governador Rodrigo Garcia, o objetivo da criação da RMP é melhorar a qualidade de vida dos municípios de todo o entorno. “O estado acaba participando com mais recursos que são direcionados pela própria sociedade e os prefeitos”, destaca Garcia.
A realização da audiência foi a última etapa administrativa para a concretização da RMP. Para o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, a reunião é um fato histórico. “Trata-se de uma descentralização e empoderamento da região, com participação da sociedade. A região ganha influencia Nacional com foco no desenvolvimento”, afirma Vinholi.
Para o deputado Roberto Morais, a criação da RMP é fruto do trabalho de todos os envolvidos e uma realização pessoal e profissional da sua atuação na Alesp. “Quando assumi pela primeira vez como deputado na Alesp, Piracicaba era muito dependente de Campinas e hoje temos todos os organismos do Estado: Fatec, Ame, Polo Automotivo, industrial, Polícia Federal, Deinter, CPI 9, escola de formação de pilotos do Águia, Helicóptero da PM, Baep, Rodovias duplicadas, Poupatempo, Rodoanel e muito mais. Estou muito feliz em ver Piracicaba como polo de uma Região Metropolitana. Sou muito grato ao estado de São Paulo por isso”, reforça Morais.
POPULAÇÃO – Devido às restrições da pandemia, a audiência teve número limitado de participações presenciais. A audiência foi transmitida ao vivo pela TV Alesp; TV Câmara Piracicaba e pelo canal da Secretaria de Desenvolvimento Regional no Youtube ( www.youtube.com/c/DesenvolvimentoRegionalSP). A população dos 25 municípios que devem fazer parte da RMP pode enviar sugestões para o e-mail audienciapublica@sdr.sp.gov.br até o dia 15/05.