O prefeito Mario Botion recebeu em seu gabinete três estudantes do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio São José que obtiveram a medalha de ouro na 15ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). O encontro ocorreu na quarta-feira (14). Na ocasião, o prefeito fez elogios aos alunos e conversou com eles durante aproximadamente 45 minutos.
Os alunos vencedores, João Pedro do Carmo Denardi, Manuela Cardoso e Vinicius Vieira Armbruster, estavam acompanhados de familiares e do professor de Filosofia do Colégio São José, Roberson Marcomini – que representou a professora de História da mesma instituição e orientadora dos estudantes, Lizandra Meyer Ferraz Pascon. Dos três alunos da escola limeirense, João Pedro e Manuela são de Iracemápolis; e Vinicius, de Limeira.
O êxito dos alunos do Colégio São José se comprova pelo número de participantes da olimpíada. A competição, iniciada em maio e encerrada em 27 de agosto, reuniu 30 mil equipes no país, com estudantes do oitavo e nono anos do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio. A competição é promovida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a abordagem deste ano foi a questão indígena.
CONHECIMENTO
A equipe do São José passou pelas seis primeiras fases da competição, todas elas online. Na final, disputada presencialmente na Unicamp, ficaram 340 grupos. De todo o país, foram distribuídas apenas 15 medalhas de ouro – sendo uma delas para a equipe do Colégio São José de Limeira. “É um resultado brilhante”, destacou Mario Botion.
Durante o encontro, o prefeito ouviu dos estudantes detalhes sobre a olimpíada. “A busca de conhecimento é fundamental para o nosso desenvolvimento”, citou. O chefe do Executivo ainda discutiu a importância da discussão de História no currículo. Botion afirmou estar orgulhoso dos alunos, e pelo fato de eles representarem uma das escolas mais tradicionais de Limeira durante a competição.