Ícone do site Rápido no Ar

Prefeito doa sangue e convida mais pessoas a repetir o gesto em Limeira

Nesta segunda-feira (25) comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. Data que tem o objetivo de agradecer aos doadores pela ação de pensar no próximo. Outra questão instituída pelo dia internacional é a de sensibilizar a população para a importância da doação. Como exemplo o prefeito Mario Botion doou sangue no banco que funciona na Santa Casa de Limeira. “Não é a primeira vez que faço isso. Já repeti esse gesto de amor em outras ocasiões. É simples, mas de grande valor”, cita.

Bancos de sangue de todo o país estão entrando no período mais crítico do ano – o de queda no número de doações. Essa redução se dá pelas férias e festas de final de ano. Por outro lado, a demanda também cresce. O Banco de Sangue da Santa Casa é referência para outros hospitais da cidade e também da região. “Qualquer doação – seja pela primeira vez ou de repetição – é bem-vinda. E sempre estamos necessitando de mais bolsas”, fala a coordenadora do banco, Samira Silveira.

Maria Rosimery da Silva, auxiliar geral, é doadora de repetição. Todo ano ela doa três vezes. “A primeira vez vim para ajudar um tio do meu marido, que iria passar por uma cirurgia. Depois disso senti a necessidade de doar outras vezes. Faz muito bem, principalmente para quem doa”, avalia. Quem também tem a carteirinha de doadora é Luciana Renata Mahmoud. “As pessoas precisam acabar com alguns mitos. O sangue que doamos não faz falta depois. Pelo contrário. Ele se renova”, pontua.

O prefeito doou sangue juntamente com o engenheiro agrônomo Elano Torquato, que até o ano de 2013 fazia doações esporádicas. De seis anos pra cá esse ato passou a se tornar rotina em sua vida. Ele faz quatro doações anuais – que é o limite máximo para os homens. “É uma situação muito tranquila. Pessoas que nem conhecemos podem ter suas vidas salvas pelo nosso sangue”, fala. Mario Botion emenda: “não custa nada. O meu apelo é para que as pessoas, que tenham condições, doem sangue. Com certeza salva vidas, mas o doador se sente satisfeito sabendo que o seu sangue vai correr em outras veias e devolver a vida para crianças, mulheres e homens. É gratificante demais”.

PUBLICIDADE

O Banco de Sangue da Santa Casa de Limeira está localizado na Avenida Antônio Ometto, nº 675, Vila Cláudia . As doações podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 7 às 14h; e aos sábados, das 7 às 11h. A recomendação é tomar um café da manhã leve e apresentar um documento com foto e o cartão SUS. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3446-6115.

Sair da versão mobile