Ícone do site Rápido no Ar

Preço de legumes e proteínas tem queda, aponta APAS

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Índice de Preços dos Supermercados (IPS), divulgado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em parceria com a Fipe, apontou uma deflação de 6,03% nos produtos in natura em junho. Legumes, tubérculos e proteínas registraram queda expressiva nos preços, impulsionada por boa oferta no campo.

Os principais responsáveis pela queda nos preços foram os legumes e tubérculos, com recuo de 5,99% e 6,82%, respectivamente. Entre os itens que mais contribuíram para essa redução estão cenoura (-17,62%), beterraba (-17,11%) e chuchu (-12,69%). A mandioca também apresentou retração de 5,96%.

No grupo dos tubérculos, batata (-11,07%), cebola (-5,09%) e alho (-1,59%) lideraram a queda, resultado atribuído ao aumento da oferta no campo.

Oferta favorecida por clima impulsiona queda

Segundo o economista-chefe da APAS, Felipe Queiroz, a queda nos preços tem relação direta com o desempenho da agricultura neste ano. “As chuvas bem distribuídas nos primeiros meses de 2025 favoreceram a produção e ampliaram a oferta, pressionando os preços para baixo”, explicou.

Essa melhoria nas condições climáticas refletiu de forma direta na cesta básica, aliviando o bolso dos consumidores.

As proteínas também seguiram tendência de queda. Destaque para cortes de carne bovina, como o acém (-3,58%), coxão mole (-1,83%) e costela (-1,12%). O frango teve baixa de 1,97%, e o arroz apresentou deflação de 2,40%, reforçando a queda no custo dos itens essenciais da alimentação.

Sair da versão mobile